Caroline Maia Brasil

27 de nov de 20232 min

A frustração não é a sua inimiga.

Houve uma época em que o ser humano conseguia ser mais resistente ao desconforto da frustração. Hoje, parece que o sentimento é uma vilã de novela mexicana.

A frustração é um sentimento que surge quando algo não acontece da forma como planejamos, e pode vir acompanhada da raiva, emoção muito comum nesses casos.

Então acontece mais ou menos assim: Planejamento -> Expectativa -> Erro -> Frustração.

De fato, frustrar-se não é tão divertido assim. Mas, por que devemos aprender a lidar com esse sentimento, se não é tão agradável?

Vou te dar 3 motivos.

1- Felizmente, não podemos ter tudo que queremos.

Frustração é um sentimento que sempre existiu e continuará existindo, independente do que aconteça e quão evoluído você seja. Em algum momento, esse sentimento vai aparecer. Então não adianta tentar fugir.

2- Se existe, é por um motivo. Você que aprendeu a interpretar errado.

Nossos antepassados precisaram da frustração para evoluir. Sair para caçar não era uma tarefa tão simples assim. Alguns dias conseguiam, e outros não. Eles não tinham tempo para lamentações quando a expectativa não era nutrida. Então o que faziam? Paravam para aperfeiçoar suas técnicas e, finalmente, obtinham êxito na caça.

Não conseguimos lidar bem com as frustrações porque o mundo ficou imediatista. Não sabemos esperar, não queremos sentir o desconforto quando algo não dá certo, e não queremos o trabalho de aperfeiçoar as nossas técnicas.

A realidade é que estamos mimados. O que nos leva ao 3º motivo.

3- Evita ser um "mamãe, bote o meu"

Quanto mais você se esquiva de situações desconfortáveis, mais mimado fica. Enquanto não aprender que a vida - na maioria das vezes - não acontece exatamente como planejamos, nunca conseguirá amadurecer.

Olhe para a frustração como um sentimento que pode te auxiliar, e não como algo que te paralisa.

#terapia #terapicognitivocomportamental #tcc #terappia #atendimentoonline #atendimentoline #psicologia #psicoterapia #sono #humor #emoções #depressão #ansiedade #tdah #estudos #sofrimento #tristeza #relacionamento #namoro #casamento #diagnóstico #borderline #tdah #depressão #bipolar #fobia #ansiedade #frustração

_________________________________________

Maria Caroline Maia Brasil Pinheiro

Psicóloga | CRP: 17/6951

Instagram: @carolinemaiabrasil

    70
    0