
- Para de chorar!
- Engole esse choro!
- Homem não chora!
- Seja forte, pra que chorar?
Você certamente já ouviu frases desse tipo e diversas outras com contextos que nos levam a pensar que chorar é um comportamento errôneo, vergonhoso, sinônimo de fraqueza, de depressão.
O choro é a PRIMEIRA manifestação da vida, então será que nascemos fracos? Será que somos depressivos desde o nosso nascimento? 🤔
A todo momento somos influenciados pelo meio, somos reforçados e ensinados a lidar com nossas emoções, porém, muitas vezes desde a nossa infância aprendemos a reprimir nossas emoções, com intuito de negar ou se afastar de frustrações, sofrimentos, mas, o que era uma intenção positiva acaba gerando ao longo da vida sofrimento, conflito, uma consequência psíquica, emocional e até afetiva diante do convívio social.
Para algumas pessoas o choro é tão negativo/vergonhoso que após chorar diante de um sofrimento a pessoa se desculpa como se estivesse cometendo um erro, isso é muito comum em homens por conta da imposição social de que "homem não chora". Assim, eles tendem a reprimir suas emoções para não demonstrar fraquezas, vulnerabilidades, sofrimento ou não se colocar diante de constrangimento.
Chorar é importante?
A resposta é SIM! Estudos apontam que chorar proporciona a volta da homeostase, que foi um termo criado por Walter Cannon, que pode ser definido como a habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo. através de liberação de neurotransmissores. E isso possibilita alguns efeitos sedativos, de redução de dor e diminuição da produção de cortisol, ou seja, reduzindo o estresse.
Chorar também é um meio de comunicação na qual faz presente desde a infância quando a criança chora para ser atendida, ouvida, acolhida, quando sente a necessidade de afeto ou cuidados diante de uma dor ou sofrimento, por isso, é importante validar e acolher as emoções durante todo desenvolvimento.
Contudo, é importante ressaltar que apesar de chorar ter seus benefícios, ser uma necessidade do ser humano, é importante ter um olhar voltado para cada indivíduo, a subjetividade e as causas, isto é, dentro da psicoterapia será analisado todos os comportamentos e as causas para conseguir regularizar as emoções que algumas vezes podem ser sinais de algum sofrimento, transtorno ou conflitos. O profissional psicólogo(a) irá trabalhar dentro da psicoterapia intervenções para encorajar os pacientes a expressar, experimentar e explorar sentimentos (positivos ou negativos).
Ao invés de dizer a uma pessoa: homem não chora, seja forte, para de chorar, diga: Estou do seu lado, você pode chorar, me diga como te ajudar com essa situação.
Heloísa Ardengue
🎓 Psicóloga CRP 06/180219
Contato: (17) 99647-6882
Instagram: psico_heloisaardengue
Link do perfil: heloísa-laura-ardengue
#chorar #amor #triste #sozinho #refletir #emocionante #pensar #tristeza #sozinha #relaxar #choro #emocionar #motivação #ansiedade #depressão #psicologia #psicologa #terappia #terappiaonline