
Quando falamos, expomos nossas ideias e somos elogiados por isso, é bastante gratificante, “massageia o ego” como diz o ditado, porém quando a fala vem de outro lado, outra pessoa fala aquilo que não esperávamos ouvir, não idealizamos, isso incomoda? Como podemos lidar com esse incomodo se ele existir?
É possível até “fazer de conta que nada aconteceu”, seria até mais prático e fácil inclusive, mas, nem sempre é assim, os julgamentos omitidos sobre o que falamos ou como nos expomos nas diversas situações de vida, acabam provocando um certo questionamento, autopunitivo, porque fui falar, por que fiz isso ou aquilo, porque aceitei, podendo virar ressentimentos que duram uma vida.
A exposição de nossas opiniões não pode ser motivo de medo do julgamento dos outros, até porque, esse julgamento é um pensamento formado e nada vai mudar a menos que aquele que julga, mude a sua forma de pensar e o seu ponto de vista
A saúde mental também compreende além de nossos pensamentos e emoções, a forma como nos expressamos sobre eles, que deve ser de modo claro, sem medo da exposição ou do que o outro possa dizer sobre.
Cesar de Almeida Braga - CRP 06/54.552
Meu Instagram: @cesarbraga.psi
Meu perfil no Terappia: https://www.terappia.com.br/psi/cesar-de-almeida-braga