

Podemos nos deparar na clínica com as compulsões e são várias, podemos citar algumas.
Compulsão por rede social.
Compulsão alimentar.
Compulsão por jogos.
Compulsão por dinheiro.
Compulsão por compras.
Compulsão por trabalho.
Compulsão do Transtorno obsessivo compulsivo
Compulsão sexual.
Compulsão por drogas.
Complusão a bebida alcoólica e outras.
Podemos afirmar que todos que possuem algum tipo de compulsão acabam sofrento, já que não conseguem controlar seus impulsos na busca de satisfação que nunca acaba, quanto mais ele(a) busca, mais rápida é a vontade de consumir de novo. Quando procura, podemos dizer que é pelo prazer de realizar seu desejo e, após vivenciar com satisfação, é tomado em seguida pela frustração, depressão, e ansiedade. O usuário de droga, como exemplo, tem a compulsão pela droga, através do prazer que ela causa no psiquismo e assim que acaba o efeito ele é tomado por uma tristeza, uma angústia, não conseguindo lidar com a realidade, é assim que acontece o círculo vicioso do usuário, neste caso o vício pela droga causa dependência orgânica e temos juntos os efeitos psíquicos, é uma luta constante, que pode causar trantornos mais sérios, como a esquizofrenia.
O transtorno de complusão sexual é doença, apresenta condutas da busca repetitiva de sexo, com parceiros diversos, com material pornográfico, com prática da masturbação varias vezes ao dia e outros. O trantorno é tão grave que paraliza a vida do portador, sua vida social, o trabalho e em família, ficam comprometidas, deixando um rastro de problemas, difíceis de serem resolvidos. Segundo estudos, podemos citar algumas característica dos sintomas, como depressão, ansiedade, alcoolismo, uso de droga e experiência de abuso sexual e outros que deverão ser analizados em um possível tratamento médico com medicações e terapia com psicólogo.
Finalizando, podemos falar do uso da internet e celulares onde jogos, redes sociais, causam dependências e problemas psiquiátricos, como depressão, ansiedade, perda de sono, angústia. O imediatismo da internet tem afetado muito a vida dos jovens, que perdem a paciência, por não ter recebido rapidamente a resposta como ele deseja, esquecendo o tempo do mundo real, se sentem rejeitados em uma rede social por achar que não estão a altura dos outros envolvidos, sofrendo uma falsa perspectiva de um modelo de beleza, que na realidade não existe. Já os que se tornam jogadores compulsivos na internet esquecem da própria vida e até de dormir o que atrapalha sua socialização, os estudos e as relações normais, resultando em um grande prejuízo relacional. Estamos falando aqui de algumas complusões, mas todas vão apresentar a baixa autoestima, impaciência, stalking, bullying, ansiedade, depressão e infelizmente, o suicídio. Sou psicõlogo, faça contato.