
É a partir da nossa infância que desenvolvemos a segurança, autoestima, autoconfiança, autonomia, coragem. A infância é um período muito importante para um desenvolvimento emocional e psíquico saudável. Se vivemos um trauma devido a um abuso psicológico, sexual, físico, ou vivenciamos uma falta de atenção, de carinho, de afeto, de apoio emocional, se não fomos atendidos nas nossas necessidades básicas, tudo isso irá impactar nas nossas relações afetivas e sociais.
Como podemos perceber os reflexos na nossa vida afetiva?
Uma pessoa que não foi validada nas suas atitudes, não foi valorizada acaba não desenvolvendo uma boa autoestima e consequentemente é muito fácil de se submeter a alguma relação que não seja valorizada, que acredite que sempre está errado /a sentindo culpa, se desvalorizando para dar valor ao outro. A idealização do outro é algo recorrente, muitas vezes a pessoa cria um ideal de alguém que não condiz com a realidade que está vivendo. A pessoa se sente carente afetivamente, dependente emocionalmente do outro, acredita que tem que agradar o outro sempre, abandona as suas necessidades, vive um relacionamento abusivo, falta de diálogo, acabam normalizando uma relação tóxica.
A submissão a relacionamentos abusivos, na tentativa de ser olhado/a pelo parceiro/a o indivíduo chega ao seu próprio limite, aceitando muitas vezes a traição, a agressão, o abuso e duvidando de si mesmo. Você já ouviu essa frase: "Você está maluco/a". "Não é nada disso que você está pensando".
Pois é, e você acaba duvidando do que você vê, ouve e percebe, se sente inseguro/a, com medo de perder o outro e acaba não saindo desse círculo vicioso que só diminui a sua autoestima.
Entender o que nos leva a ter alguns tipos de comportamentos, sentimentos e emoções e integrar aspectos do inconsciente à consciência é um dos objetivos da Psicoterapia Junguiana, estabelecer um equilíbrio entre o mundo interno e externo. Através do autoconhecimento o paciente irá resgatar a sua saúde emocional e psíquica e com isso chegar mais perto da sua essência.
A psicoterapia é um lugar de escuta, de acolhimento e acompanhamento no seu processo de ressignificar todas as feridas emocionais.
Meu nome é Soyani Carvalho, sou Psicóloga Junguiana estou aqui para te acompanhar e te acolher no seu processo de ressignificar as suas feridas emocionais.
@psi.soyanicarvalho







