
“Não consigo dizer não para as pessoas.”
Essa é uma frase que aparece com frequência, tanto em atendimentos quanto em conversas cotidianas. E, muitas vezes, quem diz isso nem percebe o quanto isso pode afetar sua vida.
A verdade é que dizer “não” pode parecer impossível em certos contextos — por medo de magoar, de ser mal interpretada ou simplesmente por se acostumar a colocar as necessidades dos outros acima das suas.
Mas é importante refletir:Quantas vezes você já disse “sim”, mesmo quando queria dizer “não”?E quantas dessas vezes isso te custou tempo, energia ou até saúde?
Dizer “sim” o tempo todo pode parecer um gesto de generosidade, mas, com o tempo, pode se transformar em sobrecarga e afastamento das suas próprias prioridades. Aos poucos, a dificuldade de negar vai deixando marcas: sensação de esgotamento, irritação constante, culpa ou até a sensação de não estar vivendo para si mesma.
Aprender a dizer “não” não é sobre se tornar indiferente — mas sim sobre se respeitar. É uma forma de escolher com mais consciência, sem precisar se anular para manter vínculos ou evitar conflitos.
Na análise, é possível entender por que é tão difícil colocar limites e como isso foi se construindo ao longo da vida. Assim como construir novos jeitos, formas de fazer diferente.
#Psicologia #SaúdeEmocional #Autoconhecimento #Psicoterapia #AprenderADizerNão #Sobrecarregada
#Autocuidado #MulheresReais #CuidarDeSi #LimitesSãoCuidados