
Para a Terapia de Aceitação e Compromisso, valores e objetivos desempenham papéis fundamentais na promoção do bem-estar psicológico e na busca por uma vida que vale a pena ser vivida.
E você compreende a distinção entre valores e objetivos?
Valores referem-se a qualidade e direções fundamentais que consideramos significativas e desejáveis em nossas vidas. Eles representam quem queremos ser em diferentes contextos.
Já os objetivos são metas específicas e mensuráveis que podemos estabelecer para traduzir nossos valores em ações concretas. Eles são passos tangíveis que podemos dar em direção a uma vida alinhada com nossos valores.
Um exemplo prático para ilustrar a distinção entre valores e objetivos seria o seguinte:
Se o "respeito" é um valor importante para você, significa que, no seu dia a dia você busca vivenciar o respeito em suas relações.
Se, por outro lado, você estabeleceu o objetivo de "melhorar suas habilidades de comunicação" para um futuro próximo, isso se torna uma meta específica que você planeja atingir por meio de ações concretas, como participar de um curso de comunicação assertiva.
Em resumo, valores orientam suas experiências no presente enquanto o objetivos são metas que você estabelece para o futuro.
Qual o valor atualmente orienta suas escolhas, de modo que, ao alcançar o fim da sua jornada, você não se arrependa?
E qual o objetivo você está determinado a alcançar?
#Alinhando valores e objetivos na dança única da vida!




