
Oi, gente! Como vocês estão?
Resolvi trazer para quem acompanha meu perfil, algumas demandas que mais atendo na minha clínica.
Uma delas é a TRICOTILOMANIA.
A Tricotilomania é um transtorno obsessivo compulsivo. Refere-se a um IMPULSO INCONTROLÁVEL e irresistível de arrancar os cabelos. Pode ser de qualquer parte do corpo, como couro cabeludo, cílios, sobrancelhas, pelos pubianos…
O ato de arrancar gera extremo prazer, mas logo após aparece o sentimento de culpa, tristeza, frustração, seja por estar arrancando, por não conseguir parar ou visualizar os fios no chão, por exemplo.
A Tricotilomania causa extremo sofrimento. A pessoa com essa questão, pode passar horas do seu dia arrancando o cabelo, principalmente aqueles fios com texturas “diferentes” ou até mesmo os brancos.
Essa compulsão têm consequências graves:
- FALHAS no couro cabeludo, sobrancelhas, cílios… impactando diretamente na autoestima da pessoa.
- Aumento considerável da ansiedade, por medo ou vergonha que outras pessoas percebam as falhas ou façam julgamentos.
- Não conseguir realizar tarefas do dia a dia por não conseguir parar o comportamento de arrancar os cabelos.
- Interferir no sono.
- Inibição social.
- etc…
Se você conhece alguém que passar por isso, evite falas, como: “tenha mais força de vontade!”, “você vai ficar careca!”, “você não quer parar”, “arranca o cabelo todo logo” entre outras… Isso NÃO AJUDA.
A pessoa com “Trico”, já se esforça intensamente para parar. É tudo que ela mais deseja, mas não consegue porque é um transtorno incontrolável, que se torna automático muito vezes. Essas falas, podem acabar gerando mais culpa e sofrimento.
A BOA NOTÍCIA é que EXISTE TRATAMENTO. A psicoterapia é fundamental. Na minha clínica, você não precisa passar por isso sozinha (o) forneço diverças técnicas que ajudam muitas vezes na remissão total do transtorno.
Entre em contato e marque uma sessão!





