
Muitas mulheres passam o dia tentando dar conta de tudo. Trabalho, estudos, casa, filhos, relacionamentos, compromissos e uma lista infinita de tarefas. Com o tempo, a sensação de estar sobrecarregada se torna tão frequente que começa a parecer normal. Mas viver constantemente cansada, irritada ou com a mente acelerada não deveria ser o padrão.
Quando a ansiedade se mistura com a autocobrança, qualquer pausa pode gerar culpa. Mesmo nos momentos de descanso, a mente continua funcionando como se ainda houvesse algo urgente para resolver. O resultado é uma sensação constante de insuficiência, como se nada do que foi feito fosse realmente suficiente.
Isso é uma coisa que eu sempre falo para as minhas pacientes: nem sempre o problema está na quantidade de tarefas. Muitas vezes, está na dificuldade de reconhecer limites, estabelecer prioridades e aceitar que não é possível fazer tudo ao mesmo tempo. Quanto mais você tenta atender a todas as demandas, mais distante fica da sensação de equilíbrio que procura.
Vale a pena se perguntar: se uma pessoa que você ama estivesse vivendo exatamente a mesma rotina que você vive hoje, o que você diria para ela? A resposta para essa pergunta costuma revelar muito sobre a forma como você tem tratado a si mesma.




