
... por vezes, ensina-se desde a infância a brincar de “ser mãe”, “brincar de casinha”. Educa-se, assim, de forma quase automática em nossa cultura, um lugar social; naturaliza-se a maternidade. Constrói-se, histórica, cultural e socialmente o lugar de mãe. Por vezes, maternidade e maternidade se alinham.
Mas, há quem não se tornou mãe biológica ou não desejou a maternidade ...e está tudo bem...quem não teve a oportunidade de ter gerado um filho, mas vive, às vezes, o lugar da maternagem, maternagem esta que se constitui pelos vínculos do afeto, do carinho, do amor por escolha de um lugar carinhoso, luminoso diante do outro e que pode ser exercido por tias, avós, pais, pessoas próximas que expressam afeição. Esta pode se tornar esteio e acolhimento frente às vicissitudes da vida.
Estamos diante de um tema complexo, posto que desde o momento da gestação emergem reflexões que vão sendo colocadas diante desta figura da mãe que tem seus contornos, podendo fazer emergir experiências ramificadas, marcantes e diferenciadas. Todavia, nos constituímos para além do biológico.
A maternidade, assim, não é um fim e necessita de muitas reflexões e a maternagem é um desejo, uma escolha; não está dado de forma determinista; é uma construção de um lugar, cumpre uma função; é uma acolhida frente a tudo que se vive com o outro, com cuidados, amor, segurança afetiva a fim de que haja um desenvolvimento saudável frente à existência.
Na maternagem não se diz sim o tempo todo, por exemplo, e aí também reside o trabalho dialético do ser e não ser apenas o “lugar quentinho para onde se volta, busca-se ancorar”, mas delineia-se o humano materno, pois a mãe também é sujeito, cidadã, mulher, esposa, namorada, tem tropeços, dúvidas, anseios, é estusiasta de seus próprios projetos na solitude, é amiga, profissional, aventureira, brincalhona, ocupada, e tantas outras experiências perfazem seus cotidianos. Desafios e contentamentos desenham-se na maternagem!
“Maria, Maria, carrega a dor e a alegria”, cantava o poeta inesquecível.
_____________________________________________________________
Daniela Scridelli Pereira
CRP: 18/7611
Contato: (66)984406375
https://www.terappia.com.br/psi/daniela-scridelli-pereira