

Muitas vezes, a busca incessante pela perfeição se disfarça em sutilezas, afetando nossa vida mais do que imaginamos.
Se você está se questionando sobre a possibilidade de ser uma pessoa perfeccionista, é bastante provável que seja, pelo menos até certo ponto 😬
O perfeccionismo é um traço de personalidade que, por si só, não é bom ou ruim. Mesmo que muitas pessoas vejam o perfeccionismo como algo bom ou até mesmo uma qualidade a ser mencionada entrevistas de emprego, na realidade, o perfeccionismo com frequência faz com que a pessoa se preocupe mais evitar as falhas do que em buscar o sucesso de maneiras inovadoras. Isso pode tornar difícil trabalhar em equipe e alcançar metas e projetos.
👉🏻 O perfeccionismo também está relacionado com como enxergamos nós mesmos e o quanto colocamos de nosso valor pessoal no sucesso ou fracasso. Por exemplo, “se eu passar no concurso, terei valor” ou mesmo “se eu não conseguir passar nesse processo seletivo, sou um fracasso total”.
✨Como comentei, por si só, o perfeccionismo não é bom ou ruim. Em um funcionamento positivo, buscar padrões muito altos também traz benefícios sociais. Pessoas que conseguem alcançar esses padrões geralmente são admiradas por outras pessoas ao seu redor.
👉🏻 Entretanto, mesmo que o perfeccionismo traga vantagens para a pessoa, ele tende a manter um funcionamento patológico, sendo presente em transtornos como os transtornos de ansiedade.
✨ A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem eficaz para lidar com o perfeccionismo.
Você se identifica?