
Relacionamentos amorosos são complicados, pior ainda é quando eles são carregados de ciúmes e insegurança, mas por que isso ocorre?
A situação é a seguinte, seu parceiro sai de casa e acaba demorando mais do que o normal, você fica preocupado e manda mensagem: nada de responder. Liga para ele, mas não dá sinal. Aí você fica mais preocupado, se for alguém ansioso já pensa todo tipo de coisa: ele pode ter morrido, terei que organizar um enterro, ele foi embora e não me levou naquela viagem que tinha prometido, não acredito que ele fez isso comigo. Mas, no fim, ele chega, meia hora atrasado, mas está em casa, chegou o momento de questionar: onde você estava Mario Mauro? No que o M&M responde: estava no trânsito.
Bom, hora de relaxar, nosso inocente M&M ficou preso no caótico trânsito da cidade... mas estava mesmo? É o que você pensa, eu não penso, a pessoa desconfiada aqui é você. Então você olha o celular, vasculha tudo, nenhuma conversa estranha, nenhum curtida indevida, nada, nem mesmo um plano de viagem, ele realmente esqueceu, como pôde Mario Mauro. O problema é a desconfiança que ainda está ali, como confiar nele novamente?
O que podemos dizer é que esse ciúme diz muito mais sobre você do que sobre ele, a forma como você se sente num relacionamento é resultado de uma soma de fatores, como seu histórico de vida, o que você espera de uma relação, o que você já fez numa relação, etc. Falemos desses pontos.
Se ao passar numa porta você sente alguma coisa bater no batente talvez seja um chifre. Quem já foi traído uma vez pode se preocupar em ser traído novamente, essa quebra de confiança talvez afete a forma como ela pensa, age e responde a novos relacionamentos. A dificuldade em separar algo que aconteceu no passado com o momento presente impossibilita uma convivência saudável, o que causa sofrimentos para os dois.
Também devemos levar em conta o que você espera de um relacionamento, qual o papel de cada um e como devem ser desempenhadas as funções. Se você espera que seu parceiro se comporte de tal maneira e essa expectativa não é atendida, algo pode ser interpretado como errado na relação. Falta de carinho, conversa ou atenção podem ser conversados e discutidos sem que se gerem brigas, o problema muitas vezes está na falta de comunicação.
Agora, se você já traiu e se preocupa que seu parceiro faça o mesmo é o maior exemplo que o problema está na forma como você está no relacionamento. Muitas vezes somos a famosa “régua do mundo”, se fizemos algo o outro pode fazer também, logo tenho que me precaver. Mas não é assim que as coisas são, suas razões e motivos dizem respeito somente a você e o outro pode nem ter cogitado esse tipo de ação.
Para encerrarmos é necessário falar do clichê da psicologia: tudo meio que depende e a conversa é a maneira para lidar com o conflito. Assim, dialogue com seu parceiro, comunique seus anseios e assim, quem sabe vocês podem chegar em algum lugar.





