
Compreender o outro não deveria ser tão difícil, até porque o que o outro nos diz são palavras amontoadas, que geram um sentido.
Mas essas palavras, quando compreendidas por cada pessoa, passam por um filtro. O meu óbvio não é o seu óbvio.
Plural é a forma como todos fomos criados. Plural são as crenças que cada um possui sobre o mundo.
Plural é a interpretação de uma mesma situação por diferentes pessoas. Plural são as emoções que diferentes pessoas sentem a uma determinada situação.
Porque a comunicação seria diferente? Se há diferentes pessoas, com diferentes criações, crenças e emoções, porque tanta certeza sobre a compreensão que o outro tem da realidade?
Muitas vezes esquecemos que o outro não vê o mundo com nossos olhos e, ainda assim, insistimos em querer dizer o que ele pensa.
Acho que o que nos torna humanos é a possibilidade de nos conectarmos com o outro, tocar sua essência e, ainda assim, estarmos dispostos à tocá-la todos os dias, para conhecermos genuinamente a sua forma de ver o mundo.
Compreender o outro envolve uma tênue linha entre estar realmente disponível e presumir o que o outro diz através das nossas lentes. Isto, inclusive para com quem mais conhecemos e amamos, porque todos somos plural.
Tem dificuldade na comunicação? Estou aqui para te apoiar e auxiliar a compreender essa dificuldade.
Com carinho,
Psicóloga Lara Valente
CRP 12/23788





