
Você já pensou em começar a terapia, mas sentiu um certo receio por não saber o que dizer logo de cara?
Essa dúvida é mais comum do que parece:br>“E se eu travar? E se eu não souber por onde começar? Será que vou conseguir me expressar?”
Essas perguntas podem gerar insegurança e até funcionar como um obstáculo para dar o primeiro passo. Mas é importante saber quenão existe um jeito certo de começar a falar na terapia— e isso definitivamente não é um impedimento para iniciar o processo.
Sim, é verdade que a fala é um instrumento importante no espaço terapêutico. Mas também é verdade quevocê não precisa chegar sabendo o que dizer ou como dizer.br>É papel do psicólogo ou psicanalista criar um ambiente acolhedor e conduzir esse processo de forma cuidadosa, respeitando seus limites e facilitando o contato com o que precisa ser dito.
Além disso, tem algo fundamental aqui:o tempo.br>Você não precisa se forçar a colocar tudo para fora na primeira sessão. Para muitas pessoas,é preciso tempo para conseguir falar de certos assuntos.
Na terapia, cada pessoa tem seu ritmo — e está tudo bem assim.
Então, se a dúvida sobre “não saber o que falar” estiver te paralisando, talvez ela não precise mais ser um motivo para adiar esse cuidado com você.br>





