

Estava conversando com uma cliente hoje e ela me disse: Eu tô cansada de sofrer, parece que quanto mais eu tento fugir, mais o sofrimento aumenta.
Sim. Fugir para evitar um sofrimento é o que faz ele aumentar. Passamos tanto tempo evitando sofrer que deixamos de viver nossas vidas, de aproveitar a única vida que temos.
O sofrimento é inevitável. Você não escolhe sofrer e o mundo é muito competente em te fazer sofrer. Muitas vezes é injusto, mas e daí? Isso não importa.
O que importa é o que você faz. Arrumar um lugar para o seu sofrimento faz com que você não entre em desespero. Fugir é uma solução passageira para problemas que são permanentes até que você os encare de frente.
Pense: Fugir vai fazer aquele problema desaparecer? Não, vai fazer ele aumentar. Mas devemos parar de ficar sentindo pena de nós mesmos e fazer alguma coisa que não seja fugir. E aquele sofrimento que não pode ser evitado deve servir para alguma coisa que não seja te levar ao desespero.
Como eu disse para minha cliente: Você não pode fugir de si mesma, aonde você for, seu sofrimento vai junto. Então, que tal ao invés de fugir, você não fazer alguma coisa significativa com ele?





