
O ciclo da vida é constituído por fases, uma delas é o momento em que os filhos saem da casa dos pais e seguem outros caminhos, buscando sua independência pessoal/profissional.
Esse momento para alguns pais é marcado por tristeza e/ou depressão com a perda do papel de função parental, a sensação é como se estivessem perdendo os filhos.
Na SNV (síndrome do ninho vazio), as mulheres tendem a sofrer mais, devido a terem dedicado mais tempo de suas vida para cuidarem dos filhos. Fatores hormonais, como a menopausa, pode contribuir para um maior sofrimento. Entretanto, para algumas mulheres essa fase pode trazer alívio, pois agora podem usufruir, buscar novos interesses e aproveitar as realizações dos filhos adultos.
Esse é um momento de ressignificação, para os pais casados a partida dos filhos pode significar uma nova lua de mel, com maior intimidade e realizações do casal, podendo assim gerar uma maior qualidade de vida para ambos. Para casais cujas identidades dependiam de seus papéis de pais, provavelmente deverão passar por problemas conjugais que já existiam e que antes eram “abafados” pelas responsabilidades com o filho no lar.
A SNV também pode estar ligada à cultura, países que as pessoas já estão preparadas para se separarem dos filhos, esse momento parece não trazer grandes conflitos.
Você está passando por esse momento, e percebe que precisa de ajuda?
A psicoterapia será de grande importância para esse novo momento em sua vida, se precisar estou aqui para te auxiliar.