
Muitas vezes sentimos emoções que não são fáceis de lidar. Ansiedade, tristeza, vazio, sentir-se insuficiente. Todos esses sentimentos são angustiantes e é comum querer fugir deles, mas será que é possível fugir totalmente dos nossos sentimentos? É muito comum ouvir que para não sentir algo, a pessoa passa a tomar remédio para dormir, utiliza-se de álcool ou outras drogas, se entope de trabalho ou fica excessivamente nas redes sociais para não ter um tempo para si e sentir.
Mesmo se utilizando de todas essas estratégias, essa repressão causa consequência. Quando você evita pensar/falar sobre o que sente, sobre a sua vida, o corpo é impactado. Às vezes vem em forma de dor de cabeça, coceira, insônia, dor de barriga, dor nos músculos, dificuldade de respirar, etc. Essas sensações servem como um aviso do nosso corpo de que algo não está certo e que precisa da nossa atenção. Mesmo que você tome remédio para dor de cabela, por exemplo, surgirá outro sintoma pelo seu corpo. Isso ocorre, pois a causa dos sintomas é psíquica, emocional. Para tratar esses sintomas, é preciso tratar da sua saúde mental.
O corpo e a mente são um só e influenciam mutualmente. Portanto, não adianta cuidar do corpo, ir a médicos, fazer exercícios físicos e comer bem se você não cuida das suas emoções. A saúde é composta tanto pela área física quando pela área mental. E você, tem cuidado da sua saúde mental? Tem escutado aquilo que o seu corpo tem para te dizer?
Geovanna Moreira Bastos - CRP 01/30116
Meu perfil no Terappia: www.terappia.com.br/psi/Geovanna-Moreira-Bastos
#terapia #sintoma #psicologia #psicanalise #psicoterapia #inconsciente #saudemental





