
O Transtorno Afetivo Bipolar se caracteriza por alterações bruscas no humor, o indivíduo transita entre uma polaridade depressiva e outra de grande excitação, tendo duas categorias; hipomania e mania.
A mania é um estado problemático, ‘’o indivíduo acha que pode tudo’’, se engaja em comportamentos de risco como correr com o carro em grande velocidade, compras compulsivas, maior irritabilidade, podendo ocorrer uma sensibilidade afetiva ilusória, compulsão sexual e se vestir de maneira extravagante. A hipomania seria uma fase menos acentuada, mais perto do ânimo comun entre as pessoas e muito menos problemática, tendo até aspectos que podem ser positivos a depender do indivíduo, por exemplo; aumento da libido e ânimo para realizar atividades físicas.br>
No outro polo do humor, o indivíduo vivencia a depressão, ela se caracteriza por uma falta de ânimo, maior predisposição em ficar prostado na cama, sono demasiado ou insônia, ocorre queda nas qualidades cognitivas, é comum sentimento de solidão e desesperança.
O cliente pode ter a alteração entre os polos em períodos de anos, meses, semanas ou no mesmo dia, sendo o último chamado de bipolaridade de ciclagem rápida. Essa categoria costuma apresentar maior sofrimento, pois o cliente nunca tem certeza de como estará no momento de um compromisso marcado.
Durante os episódios de mania e depressão profunda, ou mesmo em períodos de humor mais balanceado pode acontecer ideação suicida pela sensação de falta de pertencimento a uma identidade, ressalto que não é culpa do cliente, são derivações de um estado patológico. Com terapia e auxílio médico podemos chegar ao máximo de equilíbrio possível, aumentando significamente a qualidade de vida 🙂