Você já parou para pensar no "lado bom da Ansiedade"?
- Fernanda Ramos
- 28 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

Quando pensamos em Ansiedade, é comum correlacionarmos essa emoção com: desconforto, perigo, incômodo. Afinal, a ansiedade emite sinais fisiológicos em nosso corpo, os quais realmente são desconfortáveis de vivenciar, como por exemplo: sudorese excessiva, dores de cabeça, calafrios, entre outros.
No entanto, é importante lembrar-se que a Ansiedade (assim como todas as outras emoções), apresenta uma função para nosso organismo: nos preparar para situações específicas. Portanto, a ansiedade possuí função autorreguladora e preparatória. Ao estarmos ansiosos, o corpo produz uma quantidade maior de Cortisol, o hormônio do estresse. Esse hormônio é produzido em resposta a situações onde o corpo precisa preparar-se para "luta ou fuga.
Portanto, em casos onde a ansiedade está sob controle, há uma função benéfica para o organismo. Afinal, precisamos nos sentirmos ansiosos para nos prepararmos minimamente para os compromissos e situações de perigo, no cotidiano. Porém, ao identificar que a ansiedade está fora de controle e causando prejuízos na qualidade de vida, é importante buscar acompanhamento profissional. Busque psicoterapia.




Comentários