top of page

Você sabia que o simples fato de anotar o que você consome ao longo do dia e se pesar com frequência pode ajudar na batalha contra a balança?

Existe o questionamento de que o hábito de se pesar frequentemente possa gerar consequências psicológicas negativas, como depressão, ansiedade, estresse e outras preocupações exageradas acerca do peso, o que atrapalharia a eficiência dessa abordagem. Entretanto, a maior parte das evidências demonstra uma correlação positiva entre a pesagem frequente e perda de peso e apenas em amostras de indivíduos que não estavam acima do peso foram observados esses efeitos negativos.


Por sua vez, o uso de diários alimentares parece contribuir para que os indivíduos tenham maior controle sobre a dieta e diminui as chances de cometer desvios da mesma.


Pesar-se semanalmente parece contribuir para que os indivíduos mantenham-se mais focados e sensíveis a mudanças em seu peso, pois podem identificar mudanças de comportamento positivas através mesmo de pequenas perdas de peso (ou manutenção de peso) e fazer os ajustes de comportamento necessários ao perceber pequenos ganhos de peso, para que não se transformem em ganhos de peso substanciais.


O uso de diários em papel não parece ser a estratégia mais eficaz, uma vez que consomem mais tempo e podem ser entediantes. Diversos estudos têm se concentrado no uso de diários eletrônicos vinculados à Internet, e encontraram resultados mais satisfatórios na perda de peso.

Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh com 210 indivíduos obesos e com sobrepeso verificou que, após 6 meses, o grupo que utilizou diários eletrônicos teve maior aderência ao auto-monitoramento e maior redução no peso, na circunferência de cintura e na ingestão de alimentos calóricos e ricos em gordura saturada quando comparados ao grupo que utilizou diários em papel. Mas, seja qual for o tipo de diário que escolher usar, seja honesto: anote tanto seus triunfos quanto suas escorregadas na dieta.

 
 
 

Posts Relacionados

Ver tudo
Dar sentido à vida

Você dá sentido à sua vida — agindo, sentindo, escolhendo. No palco da existência, ninguém nasce com um roteiro pronto. A vida convida:...

 
 
 

Comments


bottom of page