8 mitos sobre o envelhecimento que irão mudar sua maneira de pensar

Atualizado: 27 de mai. de 2021

É bom que se conheça alguns equívocos mais comuns sobre o envelhecimento. Estamos no meio de uma revolução quando se trata de como enxergamos o envelhecimento.

As pessoas não apenas vivem mais, como também ficam saudáveis ​​por mais tempo e trabalham por mais tempo. A riqueza de conhecimento e experiência que os adultos mais velhos têm a oferecer finalmente está sendo reconhecida novamente. Infelizmente, ainda existem muitos equívocos sobre o que significa "envelhecer".


Mito 1: todos envelhecemos da mesma forma


Algumas indústrias de moda e beleza e muitas publicidades parecem ainda tratar todos da mesma forma. No entanto, assim como duas crianças não se desenvolvem na mesma proporção, não há dois adultos que envelhecem da mesma maneira.

Os especialistas observam que, quanto mais velhos ficamos, mais diversidade existe entre o nosso grupo de pares. Nossos genes, meio ambiente e estilo de vida desempenham um papel fundamental na maneira como envelhecemos. Não podemos prever o que vai acontecer enquanto envelhecemos apenas olhando para os outros.


Mito 2: você vai "ficar senil"


As pessoas costumavam pensar que “ficar senil” fazia parte do processo de envelhecimento. Agora, os especialistas sabem que o comprometimento grave da memória e a perda do funcionamento cognitivo é resultado de doenças cerebrais degenerativas, como a doença de Alzheimer. Sabemos que as estatísticas são preocupantes, mas especialistas observam que a maioria das pessoas não desenvolve demência.


Mito 3: As pessoas idosas são rabugentas e infelizes


Esqueça os estereótipos dos “velhos rabugentos”. Estudos mostram que a felicidade aumenta com a idade. Em vez de chegar a um pico de felicidade na meia-idade e declinando à medida que envelhecemos, os especialistas dizem que a felicidade é mais constante.


Pode ser que os adultos mais velhos sintam menos pressão e mais liberdade, ou que a experiência de vida tenha lhes mostrado o que é realmente importante. Eles costumam ter melhores habilidades para lidar com o estresse. Isso não quer dizer que não haja adultos idosos infelizes - mas há pessoas infelizes em todas as faixas etárias. Às vezes, alterações de personalidade são sintomas de um problema de saúde, como depressão ou demência. Nesse caso, quaisquer mudanças inexplicáveis ​​no comportamento devem justificar uma conversa com um médico, em qualquer etapa da vida.


Mito 4: Seus genes determinam seu destino


Os genes desempenham um grande papel sobre quanto tempo vivemos e que riscos para a saúde enfrentaremos. Porém, um teste de DNA não conta toda a história. Muitas pessoas que têm genes ligados a certas doenças, nunca as desenvolvem, enquanto outras pessoas que não têm risco genético podem ser afetadas.


Os especialistas não sabem ao certo por que certos genes são "ligados" ou "desligados", mas estudos com gêmeos idênticos revelaram algumas pistas. Nosso ambiente pode desempenhar um papel fundamental, mas também nossas escolhas de estilo de vida, como fumar e a maneira como combatemos o estresse. Especialistas dizem que hábitos de vida saudáveis ​​como uma boa dieta e exercícios físicos regulares podem ser tão importantes para a saúde e a longevidade quanto bons genes.


Mito 5: Você não pode ensinar truques novos a um cachorro velho


Os adultos mais velhos são frequentemente vistos como “mentes não criativas, mentes estagnadas" e menos inovadoras do que as gerações seguintes. No entanto, muitos artistas, escritores e empresários desfrutaram de alguns de seus maiores sucessos no futuro. Considere Michelangelo, que projetou a cúpula da Basílica de São Pedro aos 70 anos. Muitas pessoas estão iniciando negócios ou entrando em uma segunda carreira na segunda metade de suas vidas.


Podemos não aprender da mesma forma que quando éramos mais jovens, mas anos de conhecimento e experiência acumulados, adicionam riqueza a novos empreendimentos. Com mais oportunidades de aprender, como cursos on-line e viagens, pessoas de todas as idades podem continuar desafiando a si mesmas ao longo de suas vidas.


Mito 6: os adultos mais velhos não contribuem para a sociedade


É provável que você conheça pessoas que são tão preocupadas com “aposentadoria” enquanto trabalham, ou pessoas que não planejam se aposentar em breve. Especialistas dizem que é um mito que os adultos mais velhos não são membros produtivos da comunidade e da força de trabalho. Muitas pessoas estão começando um negócio mais tarde na vida ou explorando uma nova carreira. Adultos mais velhos têm taxas mais altas de voluntariado do que seus companheiros mais jovens. Pressões financeiras à parte, há mais opções para os adultos mais velhos se manterem ativos e engajados do que nunca.


Mito 7: você deixará de fazer sexo


As experiências de todos são um pouco diferentes, mas os resultados de uma recente pesquisa canadense mostram que a maioria dos adultos mais velhos ainda está interessada em sexo e continua sexualmente ativa. Outro bônus: o sexo tem muitos benefícios para a saúde, incluindo pressão arterial mais baixa e um coração mais saudável.


Mito 8: Não há nada que você possa fazer sobre o declínio físico


É verdade que começamos a perder massa muscular e massa óssea à medida que envelhecemos, mas isso não significa que a fragilidade é inevitável. Os especialistas observam que a maioria das pessoas não desenvolve osteoporose, e um estilo de vida sedentário é mais responsável por ganho de peso, perda de força e problemas futuros de mobilidade do que o processo de envelhecimento. Podemos continuar ativos no futuro se estivermos ativos agora, porque o exercício é importante para manter massa muscular e massa óssea, assim como a força e o equilíbrio. Tudo isso pode reduzir o risco de uma queda incapacitante.


Se você não tem sido ativa a vida toda, nunca é tarde demais para começar. Um estudo britânico descobriu que pessoas que se tornam ativas a partir dos 50 anos ainda desfrutam de muitos benefícios saudáveis ​​para o coração. Ser ativa é a melhor maneira de permanecer saudável com a idade, dizem os especialistas.


Claro, o exercício não é a única mudança no estilo de vida que faz a diferença à medida que envelhecemos. Parar de fumar reduz o risco de diversas doenças em um curto espaço de tempo. Uma dieta saudável, o controle do estresse e a bebida com moderação também fazem a diferença.


No geral, há muitas coisas que não podemos mudar em relação ao processo de envelhecimento, porém, a mensagem dos especialistas é que temos mais controle do que imaginamos. Não podemos mudar o fato de que envelheceremos, mas podemos influenciar a forma como envelhecemos e nossa atitude em relação ao processo.


Janeisa Tomás

Psicóloga - CRP 07/13857

Instagram: @janeisatomas

Link do perfil: https://www.terappia.com.br/team/detalhe/janeisa-maria-steinbach-tomás


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