Já não bastava a TPM né? Infelizmente algumas mulheres precisam lidar com a TDPM, que é o transtorno disfórico pré menstrual com sintomas mais intensos do que na tpm, são sintomas físicos, cognitivos e psicológicos!
É classificado como um transtorno depressivo e atinge de 3 a 8% das mulheres em idade reprodutiva. A gente sabe que esse número pode não ser tão fidedigno visto que as mulheres ainda são negligenciadas em questões relacionadas à saúde reprodutiva, exemplo disso é a dificuldade em diagnósticos de endometriose… A mulher chega no consultório dizendo que até desmaia na tpm e os médicos falam: isso é normal.
Voltando pra TDPM. Para critério diagnóstico deve acontecer de 2 a 10 dias antes da menstruação e por pelo menos 2 ciclos consecutivos. Alem disso deve impactar negativamente a vida profissional, amorosa ou familiar da mulher.
Geralmente esses são os principais *malditos* sintomas:
Irritabilidade;
humor deprimido;
ansiedade;
pensamentos autodepreciativos;
instabilidade emocional;
dificuldade de concentração;
fadiga, apetite descontrolado;
problemas para dormir;
dor de cabeça e inchaço no corpo.
Qual o tratamento pra isso, psi? Quem pode me diagnosticar?
Geralmente uma equipe multidisciplinar. A TDPM é relatada como um tipo de depressão cíclica e o tratamento é baseado no controle dos sintomas
Em alguns casos será necessário o uso de medicamentos e em outro apenas a psicoterapia e outros
métodos como boa alimentação e exercícios físicos
Na psicoterapia a gente vai primeiro aprender a identificar esse período, identificar os pensamentos negativos que vem junto com ele e aprender técnicas para questiona-lós.
Também vamos trabalhar a impulsividade que é muito frequente e técnicas para diminuir a irritabilidade,
vamos aprender a esperar para decidir conflitos, assim como saber conversar com a família e possuir uma boa rede de apoio etc.
E aí? Como você lida com sua tpm?
Comentarios