top of page
Foto do escritorTainara Justiniano de Azevedo

A Psicanalise só trabalha com o passado?

Você já ouviu alguém dizer que: se você tem algo do passado ou da infância que te incomoda, deveria procurar por um psicanalista? Ou, que não faz análise, pois os problemas estão no presente e não quer falar da infância? E se eu te contar que a Psicanálise não é só falar da infância e do passado? Bom, pelo menos não a Lacaniana.


Sim, você pode ir para as sessões e falar do incômodo que está sentindo no trabalho ou de como está sendo difícil pensar em quais serão seus próximos passos, que você conheceu uma pessoa e está com dificuldade em lidar com ela ou que sente um incômodo, mas nem sabe de que... pode falar de tantas coisas, qual for o seu incômodo, pois não há temas predeterminados e você sabe por quê?


Porque trabalhamos com a palavra, com aquilo que você fala. Queremos te ouvir e saber o que você tem a dizer sobre seus incômodos, seus desconfortos, sobre o que quer que seja uma questão para você. Pois é na fala que encontraremos as saídas, que construiremos novas possibilidades, que serão construídos caminhos, que se pode mexer nas certezas que nos enrijecem. Fala, que será produzida nas sessões e que pode trazer coisas do passado, mas não é regra.

13 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page