A “Ansiedade Natural” é considerada uma emoção inerente à condição humana, que surge em situações de medo, dúvida, expectativas negativas ou positivas diante de um fato. Tememos que tal fato não se dê como prevíamos ou gostaríamos e isso nos faz sentir ansiedade.
Se manifesta em momentos que antecedem vivências como: primeiro dia de aula ou no trabalho, conhecer alguém, fazer uma viagem ou uma entrevista de emprego. Nesses casos a ansiedade atua como um sinal de alerta que nos pede atenção, e nos auxilia portanto em nosso processo de evolução e sobrevivência.
Na “Ansiedade Natural” assim como nos “Transtornos Ansiosos”, é comum sentimentos e comportamentos como: pensamento acelerado, agitação física, perda de sono, apetite irregular, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, taquicardia, sensação de falta de ar, aperto no peito, dor de cabeça, sudorese etc.
O que diferencia um “Transtorno Ansioso” da “Ansiedade Natural” é a frequência e a intensidade dos sintomas. Quando eles fogem do controle, persistem e se tornam excessivos, perturbam e causam a sensação de paralisia perante a vida, estamos diante de um “Transtorno Ansioso”.
Para a Ansiedade Natural a psicoterapia é indicada, bem como mudanças no estilo de vida e ressignificação de situações do passado, para que não impactem negativamente o presente e o futuro.
Em casos de Transtornos Ansiosos a psicoterapia é essencial e além das mudanças mencionadas anteriormente, uma intervenção medicamentosa para alívio dos sintomas pode ser necessária.
Não tenha medo e não minta para si mesmo. Fugir é sempre o oposto de resolver.
Busque ajuda especializada e faça terapia. Terapia Salva Vidas!
Kommentare