As emoções é para serem acolhidas e respeitadas

Quantas vezes ouvimos alguem dizer a uma pessoa: "não acredito que voce esta triste com isso", "não chore" ou então "não fique triste"...

•Você já passou por essa situação? •Alguém ja pediu para você não sentir a emoção quando na verdade o que você mais queria era ser acolhido(a)?

•Como você se sentiu? 😥🤔

É muito comum ouvir e presenciar esse tipo de atitude, porém, quando você pede para uma pessoa negar suas emoções, reprimir de alguma forma o choro, a tristeza pode gerar um desconforto muito grande na pessoa. Quando a pessoa nega de alguma forma o que esta sentindo a chance das emoções voltarem a aparecer em um outro momento de forma intensa é muito grande, por isso, é de extrema importância que você permita que as pessoas e você sinta as emoções de acordo com as situações.


Essas narrativas sociais e familiares, passam uma ideia de que as emoções são erradas, ruins, sinal de fraqueza, essa narrativa é construída também através das vivências, exemplo: uma criança que cresceu em um ambiente onde os pais não permitiam sentir emoções, os pais sempre negaram as emoções para a criança durante o seu desenvolvimento, a mesma, ira ser influenciada e condicionada a também fugir de suas emoções. Porém, é importante ressaltar que muitas vezes esse comportamento dos cuidadores não é proposital, a intensão na maioria das vezes é positiva, poupar os filhos de emoções negativas, mas, também não podemos negar o impacto que isso pode gerar na vida adulta.


"Com isso, entendemos que é essencial acolher as emoções suas e das pessoas que você gosta, que estão ao seu redor, existem diversas formas de ajudar uma pessoa a lidar com a tristeza diante de alguma situação, sem ser reprimindo e invalidando"


👉 Lembre-se, você dizer a alguém "não fique triste", não irá fazer com que ela fique feliz, só irá fazer com que a pessoa esconda e evite a emoção, ela irá continuar alimentando sozinha o que sente de maneira oculta e em certo momento voltar com mais intensidade.

🤝 Formas de acolher:

• eu estou aqui

• imagino que seja difícil para você

• quer conversar sobre?

• é seu direito ficar triste, você pode contar comigo

(Se não souber o que dizer, então, seja o silêncio ou o colo para alguém desabafar)


🎓 Psicóloga Heloísa Ardengue

CRP 06/180219



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo