As limitações e dificuldades. Homem pode sim chorar isso não é vergonha nenhuma.


Li um texto que dizia:

"Quando se nega ao homem o direito de chorar, negamos a eles a conexão com seus próprios sentimentos, e, consequentemente, sua conexão com os sentimentos dos outros".

- Homem não chora

- Chorar é coisa de mulher

- Seja homem!

- Melhor bater do que levar, engole o choro

AFINAL, O QUE É SER HOMEM? 🤔

Durante a infância/desenvolvimento os homens na maioria das vezes são educados, estimulados a reprimir ou negar suas emoções, tristeza, o choro por várias vezes era engolido, e o que eles faziam com todo esse sofrimento escondido? Eles transformavam em ações, ou seja, comportamentos que possivelmente seria inadequado, negligente diante das situações...Com Isso, durante seu desenvolvimento o homem era estimulado a ser uma fábrica de ações, ou seja, sempre suprindo as necessidades das outras pessoas, e quem é que olhava para suas necessidades, vulnerabilidades?

Chorar é uma necessidade básica e de existência do ser humano, quando se nega ao homem a vontade de chorar, de se expressar, negamos a capacidade de se comunicar com seus próprios sentimentos, seja eles positivos ou negativos, e muitas vezes essas limitações, pode gerar no homem consequências como depressão, sintomas ansiosos podendo ser muito prejudicial, pois se ele não poderia expressar sua tristeza como ele vai se expor a aceitar que pode procurar ajuda?

Muitas mulheres se queixam "mais ele nao demonstra que me ama", "ele nao demonstra sentimentos", isso ocorre algumas vezes porquê quando não se estimula o menino desde a infância a demonstrar sentimentos, e experimentar as emoções ele se desenvolve também sem entender como demonstrar até as emoções positivas. Se você tem um companheiro com a mesma dificuldade, é importante estimular, acolher, ensinar a eles que eles podem sentir e procurar ajuda.

- Homem chora, não é ser fraco

- Não existe "coisas de homem", "coisas de mulher" as emoções deve ser sentida por todos

- Homem pode procurar ajuda e não é vergonha

A psicoterapia é o espaço para que os homens durante o processo psicoterapeutico será acolhidos e não limitados, podem se expressar, um processo de autoconhecimento, desenvolvendo habilidades para demonstrar suas emoções negativas e positivas, transformando sentimento de inadequação em adequação.


🧠 Psicóloga Heloísa Ardengue

CRP 06/180219

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo