Li um texto que dizia:
"Quando se nega ao homem o direito de chorar, negamos a ele a conexão com seus próprios sentimentos, e, consequentemente, sua conexão com os sentimentos dos outros".
Homem não chora
Chorar é coisa de mulher
Seja homem!
Melhor bater do que levar, engole o choro
AFINAL, O QUE É SER HOMEM? 🤔
Durante a infância/desenvolvimento, os homens na maioria das vezes são educados e estimulados a reprimir ou negar suas emoções, tristeza. O choro por várias vezes era engolido, e o que eles faziam com todo esse sofrimento escondido? Eles transformavam em ações, ou seja, comportamentos que possivelmente seriam inadequados e negligentes diante de situações. Com isso, durante seu desenvolvimento, o homem era estimulado a ser uma fábrica de ações, ou seja, sempre suprindo as necessidades das outras pessoas, e quem olhava para suas necessidades e vulnerabilidades?
Chorar é uma necessidade básica e de existência do ser humano. Quando se nega ao homem a vontade de chorar e se expressar, negamos a capacidade de se comunicar com seus próprios sentimentos, sejam eles positivos ou negativos. Muitas vezes, essas limitações podem gerar no homem consequências como depressão e sintomas ansiosos, o que pode ser muito prejudicial. Se ele não pode expressar sua tristeza, como ele vai se expor a aceitar que pode procurar ajuda?
Muitas mulheres se queixam de que "ele não demonstra que me ama" ou "ele não demonstra sentimentos". Isso ocorre algumas vezes porque, quando não se estimula o menino desde a infância a demonstrar sentimentos e experimentar as emoções, ele se desenvolve também sem entender como demonstrar até mesmo as emoções positivas. Se você tem um companheiro com a mesma dificuldade, é importante estimular, acolher e ensinar a ele que ele pode sentir e procurar ajuda.
Homem chora, não é ser fraco
Não existe "coisas de homem" ou "coisas de mulher"; as emoções devem ser sentidas por todos
Homem pode procurar ajuda e não é vergonha
A psicoterapia é o espaço para que os homens, durante o processo terapêutico, sejam acolhidos e não limitados. Podem se expressar e ter um processo de autoconhecimento, desenvolvendo habilidades para demonstrar suas emoções negativas e positivas e transformando sentimentos de inadequação em adequação. Não há vergonha em buscar ajuda e a psicoterapia é um lugar seguro e confidencial para explorar essas questões e encontrar formas de lidar com elas de maneira saudável e eficaz."
Heloísa Ardengue
🎓 Psicóloga CRP 06/180219
Contato: (17) 99647-6882
Instagram: psico_heloisaardengue
Link do perfil: heloísa-laura-ardengue
Ótima reflexão sobre o assunto!