O machismo está ligado de maneiras complexas à saúde mental das mulheres.
A pressão social para atender a padrões de beleza, papéis de gênero e expectativas culturais podem levar a distúrbios alimentares, ansiedade e depressão.
Além disso, outras questões podem afetar a saúde mental das mulheres, como a desigualdade de oportunidades no trabalho e na educação, que podem dificultar a autonomia e independência; pressão quanto a maternidade, que pode levar a sentimentos de inadequação; objetificação e sexualização, que podem contribuir para distúrbios de imagem corporal e transtornos alimentares; tolerância à violência de gênero, que pode causar traumas significativos as vítimas; dupla jornada de trabalho que pode contribuir para o estresse e a exaustão mental.
O empoderamento e a resistência das mulheres diante do machismo podem promover uma melhor saúde mental, fortalecendo a autoestima e a resiliência.
Abordar o machismo e promover a igualdade de gênero são passos importantes para melhorar a saúde mental das mulheres e criar sociedades mais saudáveis e equitativas.
Se você tem enfrentado dificuldades decorrentes do machismo, entre em contato e agende sua sessão de psicoterapia comigo!
(34)984368051
CRP 04/72993
댓글