Esta é uma pergunta clássica que é feita em terapia, na relação com os outros, no convívio pessoal, no trabalho e em frente do espelho. No caso do espelho o diálogo é feito olho no olho e podem nos levar a conclusões positivas e negativas, já que estamos lidando consigo mesmo ou nos vendo e tentando ser o que os outros esperam que sejamos. Podemos falar de self (o que você é) ou false self (o que você acha que é), que são para psicologia assunto muito abordado nos livros.
, Existem pessoas que vivem com sua realidade e outras que mesmo não tendo consciência, vivem em uma realidade adormecida, A realidade adormecida é muito comum de se encontrar na vida onde a pessoa, por questão de sobrevivência ( em família, em sociedade em que está inserrido, etc) constroe sem maldade ou não, um personagem que não é sua própria realidade, causando compromentimentos a si mesmo e interferindo a sua vida cotidiana.
Estamos falando de autoestima, de estética, algum tipo de perfeccionismo, objetivos, a capacidade real de seu potencial. a realidade dos fatos sobre si mesmo e sobre a vida (própria vida), dentre outros tópicos. Assuntos que com certeza surgirão em uma terapia. Ouso dizer que em qualquer terapia de qualquer ser humano, acontecerá este encontro ¨olho no olho¨ e será através da palavra em suas sessões que a pessoa em terapia poderá trazer a luz da consciência , gradativamente, todos seus pontos nevrálgicos e delicados que lhe causam tanto sofrimento.
Estou falando aqui da relação da pessoa consigo mesma, tendo o terapeuta como um espelho que dialogará quando necessário, através da interpretação, os pontos a serem esclarecidos com o objetivo de melhorar a visão sobre si mesma. O tema é vasto, por enquanto fico por aqui, com a esperança de que os possíveis interessados ao assunto, reflitam e busquem ajuda terapêutica. Faça terapia e com certeza vai acabar fazendo perguntas como os exemplos dados a seguir:
COMO VOCÊ SE VÊ ?
EU ME VEJO ?
VOCÊ ESTÁ ME VENDO COMO SOU OU COMO DESEJA QUE EU SEJA ?
ESTOU ME VENDO COMO SOU OU DESEJO SER ?
EU POSSO MELHORAR MEU SELF ?
A cada dia vamos construindo nossas conexões. A relação terapeutica tem que ser vivida de maneira crescente. Assim, o(a) paciente vai se sentindo mais seguro e forte para enfrentar seus problemas.