Dependência emocional



A dependência emocional é quando elegemos alguém parceiro/a para suprir um vazio existencial nosso. Essa crença nos faz sofrer , porque projetamos no outro a nossa fonte de felicidade ,” só posso ser feliz com essa pessoa “.

A dependência emocional se configura pelo apego excessivo a outra pessoa, podemos falar de relacionamentos afetivos, de amizades e familiares. Essa dependência pode se estender a outros aspectos da sua vida, como o profissional.

A baixa autoestima, a insegurança, o medo, o excesso de controle, o medo de ser abandonado/a, o medo da rejeição, a submissão, a falta de confiança, a fragilidade emocional são emoções vividas por uma pessoa dependente emocionalmente.

As pessoas que vivem a dependência emocional muitas vezes são vítimas de abusos psicológicos e emocionais . O abusado se sente refém do seu abusador por não se sentir capaz de romper com a dependência.



São pessoas que viveram feridas emocionais profundas e que precisam de ajuda e acolhimento para superarem essas feridas e conseguirem se relacionar de forma segura, tranquila e confiante.


A Psicoterapia é um lugar de escuta, de acolhimento e acompanhamento no seu processo de ressignificar todas essas feridas.


“ Onde o amor impera , não há desejo de poder; e onde o poder predomina , há falta de amor”

Carl Gustav Jung


Soyani Carvalho

Psicóloga: CRP 05/14.621

Contato:(21)98012-0727

Instagram: @psi.soyanicarvalho

Meu perfil no Terappia : Soyani Maria Barreto de Carvalho


#psicologia #psicoterapia #autoestima #relacionamentosabusivos #dependênciaemocional

#psicoterapiaonline #traumasemocionais #psicologiajunguiana #arteterapia #depressão

#ansiedade #medos #psicóloga #relacionamentosafetivos #relacionamentosfamiliares

#narcisismo #façaterapia #terappia #terappiaonline




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo