top of page

Dsm & Psicanálise

Atualizado: 10 de abr. de 2023

Na área da saúde mental, o psiquiatra Emil Kraepelin (1856-1926) foi o médico responsável pelo desenvolvimento do primeiro sistema de classificação, que, tendo como base a fenomenologia, considerava a origem orgânica das doenças psiquiátricas. Ele, então, buscou identificar padrões de sintomas que permitissem construir diagnósticos sindrômicos, que são agrupamentos amplos de prováveis agentes patogênicos envolvidos em um sintoma.


A descrição de sintomas observáveis foi introduzida no campo psicopatológico, uma simples classificação de grupos, cuja unidade se forma a partir de critérios de repetição e de duração. Com o intuito de estabelecer agrupamentos de sintomas, diagnósticos precisos e tratamentos equivalentes, surgiu um instrumento capaz de dar uniformidade ao campo da saúde mental: o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. O DSM é um manual que tem a proposta de formalizar características e comportamentos que indicam doenças ou distúrbios mentais. É dele que se tiram as classificações diagnósticas, como depressão, ansiedade, esquizofrenia, TOC e demais diagnósticos.


Pode ser que você já tenha ouvido que psicanalistas não trabalham com esses diagnósticos. Mas por que? Todas as edições do DSM refletem a procura de uma unificação de perfil teórico e epistemológico, focando somente na topografia dos comportamentos. A teoria psicanalítica não trabalha com esse método postulado nos manuais estatísticos, uma vez que há uma desconsideração da fala dos pacientes como instrumento válido de diagnóstico e de tratamento, não levando em consideração uma articulação sobre o que são e como são aqueles sintomas para o paciente.


Para nós, que trabalhamos com a psicanálise lacaniana, o discurso é o ponto essencial para nosso trabalho, logo, nosso diagnóstico parte de um outro lugar, com outro intuito. Utilizamos o diagnóstico estrutural, que se baseia nos modos de organização discursiva de um sujeito com a linguagem, sendo eles a neurose, a psicose e a perversão.


Esses diagnósticos nos servem como uma forma de orientação em nossos manejos clínicos, e tais diagnósticos não estão relacionados com os sintomas, com o fenômeno, mas sim com o discurso e a relação do eu com o Outro e o que vem disso. E é importante ressaltar que o diagnóstico serve ao psicanalista e não ao analisando.


Agora vocês podem estar pensando: então eu não posso falar do diagnóstico que recebi do psiquiatra na análise? Sim, você pode! Nós não desconsideramos os diagnósticos trazidos pelos pacientes, porém, não os tomamos como algo já dado, pedimos que o paciente articule, que ele fale sobre esse diagnóstico, para ouvirmos o discurso dele e as ligações que podem, ou não, serem feitas a partir dessa nomeação do conjunto de seus sintomas.


É importante esclarecer que não tenho a intenção, aqui, de desqualificar a psiquiatra e o DSM, mas sim, a pretensão de trazer uma diferenciação que a Psicanálise tem em relação aos diagnósticos fechados escritos no manual. E com isso poder também trazer um pensamento crítico ao campo da saúde mental na atualidade.


Mayane Pinheiro

Psicóloga CRP: 04/64611

Instagram: @percurso.psi

Meu link no Terappia: mayane-keith-lima-pinheiro


59 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Resiliência...

olá meu nome é Roberta Mendes sou psicóloga e Psicopedagoga. Resiliência... Resiliência é a capacidade de se frustrar , se machucar e ainda assim se levantar. Na vida vamos enfrentar muito desconfort

bottom of page