Pode ser difícil lidar com emoções quando elas são muito intensas, quando são diferentes de outras que já sentimos, ou quando estão misturadas a outras. Se uma emoção está dificultando seu dia e seu bem-estar, siga estes passos:
1 - Encontre um espaço calmo e seguro - com pouco barulho, onde não terá interrupções ou incômodos.
2 - Se atente à sua respiração e a seu corpo - que sensações você sente, em quais partes do corpo? Se sua respiração estiver irregular, tente estabilizá-la.
3 - Dê nome à emoção (ou emoções) que estiver sentindo, e avalie a intensidade - por exemplo, você pode estar com muita ansiedade, e com um pouco de raiva, por motivos diferentes.
4 - Identifique as causas - Em que momento começou a sentir essas emoções? O que aconteceu logo antes de cada uma delas?
5 - Avalie o que pode ser feito - a seguir, algumas estratégias para regular as emoções:
Algumas das situações que causam suas emoções podem ser resolvidas com soluções práticas ou com uma comunicação assertiva com as pessoas envolvidas.
Outras situações podem não ter uma solução clara a princípio, e podem exigir aceitação ou validação - a compreensão de que sua emoção é justificada, de que ela é temporária, e de que você é capaz de tolerá-la até que ela passe.
É possível também reavaliar a situação, e tentar encontrar algum aspecto bom nela. Isso não quer dizer negar os aspectos ruins, mas sim mudar seu foco para não ver apenas os aspectos ruins.
Não menos importante, você pode procurar ajuda - para cada um dos passos, e para cada opção em negrito, você pode pedir o auxílio de alguém.
Estas estratégias podem não ser tão simples ou intuitivas, mas fica muito mais fácil segui-las quando as trabalhamos em terapia, junto a um profissional qualificado!
@emocoes @sentimentos @saudemental @terappia @regulacao
João Filipe Pavarina Kasahara
CRP: 06/173280
Insta: psi_joaofp
Contato: (19) 99641-0254
Abordagem: Terapia Cognitivo-Comportamental
Comments