top of page
Foto do escritorHeloísa Ardengue

Não desista de buscar o melhor para você!

Atualizado: 23 de dez. de 2022

Vamos refletir sobre esse post?


"Se você não se sente bem com você, com sua autoestima, com sua aparência, se algo em você te incomoda seja emocionalmente ou aparência e você tem a opção de procurar ajuda, você não precisa aceitar, o que você precisa é buscar soluções assertivas, saudáveis, que irá lhe proporcionar autoconhecimento, autoestima e amor próprio".

Reforçar crenças disfuncionais de uma pessoa, invalidar o que ela está sentindo, criticar ao invés de acolher, pode fazer com que a pessoa se sinta incapaz, fracassada e consequentemente poderá ter comportamentos disfuncionais ou autodestrutivos. Como no exemplo do post, o menino conseguiu entender que precisava de ajuda, tinha a intenção de melhorar suas emoções, sua autoimagem, buscar comportamentos mais adaptativos e saudáveis, porém, quando mostrou essa intenção a outra pessoa, foi julgado, e invalidado, fazendo com que ele sentisse que realmente estava errado, assim, ao invés de apresentar um comportamento funcional, teve um comportamento disfuncional, que irá lhe trazer consequências e reforçar ainda mais suas crenças e sua percepção de si mesmo (se isolou, decidiu não procurar ajuda, e aceitou seu sofrimento psíquico sem buscar estratégias positivas).


Essa situação é muito comum em pacientes com autoestima baixa relacionada ao peso. As pessoas tentam impor que: "Você é assim, tem que aceitar", porém, não é preciso aceitar ser alguém que você não quer ser, você precisa buscar ser sua melhor versão, buscar sua autoestima, buscar sua felicidade, procurando alternativas e soluções saudáveis, como por exemplo: exercício físico, dieta e psicoterapia.


Você é capaz, acredite nisso, você não precisa aceitar que as pessoas imponham quem você deve ser, você precisa buscar autoconhecimento, autoestima, autoconfiança e a sua felicidade. A mesma situação acontece quando dizem: "Você precisa emagrecer, está engordando", se você está bem com você, não permita que as pessoas mudem a sua visão, a sua autoimagem, o importante é se amar, se valorizar e estar feliz.



Heloísa Ardengue

🎓 Psicóloga CRP 06/180219

Link do perfil: heloísa-laura-ardengue


24 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page