top of page
Foto do escritorAlexandre Figueiredo

O TEMPO E AS HORAS.

Atualizado: 12 de dez. de 2024



Vamos pensar um pouco sobre o tempo relacionado às horas e algumas situações, foi a homem que criou o relógio, instrumento de uso mundial, com horas, minutos e segundos e somos escravos dele, regente do tempo na vida. OS 50 MINUTOS DE UMA SESSÃO DE TERAPIA vem desse TEMPO CRONOLÓGICO mensurado com precisão, mas o tempo durante a sessão, não obedece o relógio cronológico mas sim o relógio interno, da alma, da subjetividade.

Quando se atende um(a) PACIENTE, o terapeuta se coloca a disposição por um tempo prédeterminado, para que o paciente conte suas questões, as vezes ele(a) consegue, em outras vezes não, obedecendo seu TEMPO DE ELABORAÇÃO, tendo que aguardar um próximo encontro. Esta opção pode ou não acontecer, os assuntos são muitos, e podem se sobrepor e será o(a) PACIENTE que irá escolher (TEMPO DO PACIENTE), ele(a) só verbalizará o que achar necessário na sessão, se sentindo confiante em co mparttilhar.

Alguns assuntos são evitados pelo(a) PACIENTE, mesmo que o TERAPEUTA perceba a evitação, ele tem que respeitar(TEMPO DO PACIENTE) este, comportamento. o que é muito comum em uma sessão, não sabemos quanto tempo durará a TERAPIA, as coordenadas são marcadas pelo(a) PACIENTE, e podem demorar acontecer (TEMPO DE UM TRATAMENTO PSICOLÓGICO), a TERAPIA é subjetiva, todo PACIENTE é único, e cada um(a) respeitará a si próprio(a) investindo no autoconhecimento, entendendo as origens de suas dificuldades. O dito acima diz respeito a implicação do(a) PACIENTE em sua TERAPIA as vezes ELE(A) não entendem o tempo do tratamento, suas impressões ficam comprometidas e acaba por desistir do investimento em si próprio e podemos considerar como uma atitude precipitada, a DESISTÊNCIA (ADIAMENTO É TEMPO) é e pode ser psiquicamente nociva, podendo acarretar o retorno a origem do problema, o paciente não está confortável com suas questões. Esta atitude do (a) PACIENTE deve ser respeitada pelo TERAPEUTA, não convém aprofundar assuntos densos, as vezes é melhor aguardar o TEMPO DE MATURAÇÃO na esperança de que o paciente retorne a terapia, já que não solucionou suas questões.

É muito comum em TERAPIA perceber que o(a) PACIENTE levou muitos anos com sofrimento até procurar ajuda profissional (TEMPO DO COMPROMETIMENTO), este adiamento pode ser considerado resitência em aceitar que necessita do acompanhamento de um TERAPEUTA, a negação só trás problema, atrapalhando o dia a dia, já que não tem com quem compartilhar seu sofrimento. Quando vencida a etapa, o PACIENTE irá levar um TEMPO (DE ASSIMILAÇÃO) para construir a relação terapêutica, situação muito singular, cada um tem seu rítmo e deve ser respeitado. O TEMPO E AS HORAS devem ser vividos em um processo terapêutico com um olhar próprio. único e não será através da cronometagem de um relógio, que resolverá suas demandas apesar de existir os 50 minutos em uma SESSÃO DE TERAPIA, Aguardo seu contato, faça terapia.



37 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page