Os 5 pilares do relacionamento amoroso!


Tema que gosto muito, então vale a pena! O primeiro deles é o DIÁLOGO. O diálogo deve existir sempre, não importa se você acabou de se casar ou se está casado há 40 anos. Na minha prática clínica vejo muitos casais que dizem ter diálogo, mas na verdade, o que chamam de diálogo eu chamo de comunicação mínima necessária.

Quer um exemplo: O que você comer? Você já pagou as contas? Você assistiu o jogo de futebol ou a novela? Quem vai ao mercado? Essas frases não são um diálogo em si, fazem parte de conversar o mínimo necessário. O diálogo é falar como cada um se sente.

O segundo pilar é a demonstração de afeto, como cada um demonstra seu amor, carinho, etc. Não há uma receita, cada casal tem seu próprio jeito. Pode ser uma declaração de amor no facebook, pode ser uma mensagem no celular, pode ser deixar um bilhete na geladeira, etc. O importante é que essa demonstração ocorra com bastante frequência.

O terceiro pilar é o auto-cuidado. Como cada um se cuida para o outro? O auto cuidado parece ser fácil, mas como já postei nos stories até na quarentena precisamos manter o auto-cuidado. Os casamentos/relacionamentos de longo prazo tendem a deixar de lado esse cuidado, o que é muito prejudicial para ambos.

O quarto pilar são os objetivos em comum, não adianta um dos parceiros ter o objetivo/sonho/meta de comprar um barco e outro ter o objetivo de pagar o tratamento de saúde de sua mãe (spoiler do filme "A prova de fogo", recomendado para casais.

O quinto pilar são as contribuições do dia-a-dia, como cada um contribui? Esse pilar não refere-se somente as atividades domésticas, mas já vi muito casal se separar devido a falta desta contribuição por parte de um dos parceiros. Então ambos devem contribuir com contas, filhos, atividades do lar, etc

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo