top of page

Pare de sonhar, faça projetos!

Atualizado: 31 de jan. de 2022


Gostaria de iniciar esse artigo apresentando uma definição da palavra "sonho". O sonho é uma atividade mental não dirigida durante o sono, são fantasias, um conjunto de representações distorcidas da realidade, é o bolinho com creme que compramos na padaria.


Pode ser que você nunca tenha parado para pensar sobre isso, mas, nenhuma dessas definições me parece algo que valha o investimento de todas as energias de alguém. É bem verdade que não temos controle sobre tudo que nos acontece, e que o modo como percebemos as coisas que estão a nossa volta sempre passam pelo filtro da interpretação, por isso de alguma forma estão distorcidas. Considerando que estamos falando sobre algo que queremos alcançar, a melhor opção nesta lista de significados, em minha opinião é o bolinho.

Calma, não estou sugerindo que você desista de tudo e fique apenas vendo a vida passar, mas que troque os seus sonhos por projetos. Partindo do mesmo princípio, a definição de projeto é: intenção de realizar algo, ter um plano detalhado de um empreendimento a ser realizado. Percebeu como é algo muito mais concreto? Dentro de um projeto você traça um objetivo, pensa sobre quais instrumentos usará, que habilidades precisará desenvolver, quanto tempo levará para executar cada fase, etc... Se você conseguir pensar nesses pequenos passos que, em conjunto te levarão ao seu objetivo, e conseguir comemorar cada vez que atingir uma “mini-meta”, sua felicidade não ficará guardada numa caixinha esperando o grande dia chegar, a jornada já te proporcionará felicidade.


Quando estamos vivendo o que há para ser vivido no momento presente, construímos uma base sólida para as coisas que virão, e temos segurança inclusive para mudar de projeto, pois amadurecemos, as prioridades mudam e com elas os projetos de longo prazo podem mudar também. Se você aproveita a sua jornada, aprende com ela, ainda que o grande objetivo mude ou não seja alcançado, provavelmente você não sentirá que perdeu todo o tempo que investiu nele.


Sei que não parece fácil, e realmente não é. Também não há uma fórmula pronta com resultados garantidos, pois cada ser humano é um universo completo. Se tem algo que você pode aprender a administrar, são as escolhas que faz diante de cada situação da vida e como se permite ser tocada por tudo que está acontecendo em volta de você. E é aqui que entra a psicoterapia!


Ninguém pode escolher algo que não conhece, o acompanhamento psicológico pode ajudar você a expandir seu repertório de soluções para os problemas que enfrenta, pois te faz entrar em contato amigavelmente com pelo menos três elementos fundamentais: potenciais, limites e prioridades. Com o que você lida bem? O que não consegue encarar? O que te fere ou causa medo? O que é mais importante para você neste momento da sua vida? Do que está disposta a abrir mão?


Para fechar esse texto gostaria de deixar aqui uma citação de Jung: "Quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro desperta". Chega de sonhar em vão, cuide de você e transforme-os em projetos de vida. Desperte!


Fabiane Belarmino de Sousa

Psicóloga: CRP 14/063636

Instagram: @fabisuapsi

Meu perfil no Terappia: fabiane-belarmino-de-sousa



48 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Não troque uma vida cheia de afetos por networking...

olá meu nome é Roberta Mendes sou psicóloga e Psicopedagoga. Não troque uma vida cheia de afetos por networking... Muitas pessoas hoje se encontram deprimidas, irritadas por que têm trocado uma vid

Esse é sobre um livro e pensamentos sobre a finitude

Gosto de falar de livros por aqui, penso que os livros que leio podem dialogar e atravessar o meu fazer enquanto analista, afinal trabalhamos com a palavra, com o texto que se produz com a fala. Fazem

bottom of page