Na realidade vamos abordar sobre o transtorno de personalidade narcisista, provavelmente você já esteve com uma pessoa assim na vida. Podemos dizer que alguém com estas caracteristicas poderá ou não buscar ajuda terapeutica, dependendo da situação, os que por ventura tiveram problema por causa de suas atitudes com os outros e tem consciência disso, provavelmente, procurará ajuda em uma terapia. Já os que não se importam com nada e ninguém, o incapaz da empatia, sempre pensando em si próprio, nunca procurará uma terapia. A busca vai depender do comprometimento em saúde mental., Alguns terapeutas, psicanalistas de renome consideram que é na INFÂNCIA que se estabelece o sintoma.
Estamos falando aqui de uma doença e ela tem como ser investigada clinicamente. aqui primeiramente comentarei sobre características a serem percebidas em uma terapia, através das narrativas e atitudes desse(a) NARSÍSICO(A) e as suas ações para com os que convivem com ele(a) diariamente, estou falando aqui da sociabilização com o mundo, e acredito que por não ter seus caprichos realizados, terá sua patologia desencadeada, causando vários constrangimentos desnecessários.
COMO ELE(A) SE COMPORTA? Assim como em outros trantornos, o comprometimento deverá ser investigado cuidadosamente em uma terapia. Uma situação pode ser observada de maneira simples, basta observar o interlocutor que você está conversando e ele vai falar de si demoradamente, de maneira detalhista sem se preocupar com ninguém, nem com você na posição de ouvinte. A situação, se invertida, sendo você o interlocutor, ele(a) então não terá a menor empatia, desconversará e encerrará o diálogo sem cerimônia. Costuma ter inveja com o sucesso do outro, segundo ele(a) é que deveria ser o escolhido(a), ser o(a) beneficiado(a) na situação, e se for possível, ele(a) irá desdenhar da vitória alheia, se colocando em posição superior, achando que ele seria o perfeito, o melhor em todos os sentido para a situação. O fenômeno do(a) narcísico(a) se manifesta com a beleza, a inteligência e outros atributos, e podemos enumerar outras situações onde ele(a) se considera o(a) conquistador(a), o(a) merecedor(a) nas várias áreas da vida (vida pessoal, trabalho e em família).
Sempre que não se sentem satisfeitos(as) provocam o mal estar a todos que estejam presente no ambiente, não medindo esforços para chamar a atenção de todos, desrespeitando as boas maneiras, as hierarquias, se colocando arrogante, mentiroso(a) e deselegante, principalmente se despertar o sentimento de inveja e/ou se sentir em desvantagem com relação aos outros, independente da seriedade do assunto, podemos dizer que se comporta imaturamente. O narcisico(a) não consegue enxergar o outro, não passou de uma fase em sua infância, NÃO APRENDEU A AMAR O OUTRO, NÃO TEM EMPATIA.
Aqui no texto estou associando o narcisismo e a infância, espero poder compartilhar mais assuntos que envolvam a INFÂNCIA com suas fases que todos nós percorremos no início de nossas existências e podem interferir ao longo do tempo com algumas patologias. Freud por exemplo falou sobre o assunto no início do século passado. Infelizmente vou parar por aqui, tem um vasto material sobre o narcisismo e não tem como falar prolongadamente sobre, mas fica a sugestão de estudo e cultura.Tenho atendido alguns PACIENTES e espero poder trabalhar com mais outros, sempre aprendo JUNTOS na RELAÇÃO TERAPÊUTICA, sobre a natureza humana. Faça contato.
Comments