Ainda existe o estigma de que a busca por profissionais da área de saúde mental (psiquiatria / psicologia) significa um estado de insanidade, como se a “loucura estivesse se instalado” e agora não tem mais jeito, se precisa do remédio é por que “está louco”.
A medicação psiquiátrica tem por finalidade controlar os sintomas das doenças mentais, melhorar o bem-estar geral e proporcionar condições físicas e mentais para que a pessoa consiga manter uma rotina equilibrada. A função deste tipo de medicação é “corrigir” possíveis disfunções na produção dos mediadores químicos, que são responsáveis pela regulação do humor do indivíduo.
Sendo assim, uma vez que o psicólogo entende que o paciente apresenta sintomas que podem indicar a existência de um transtorno ou possíveis disfunções que estejam causando um sofrimento psíquico ao paciente, ele indica a avaliação psiquiátrica, para o compartilhamento do diagnóstico e o tratamento medicamentoso, que cabe ao psiquiatra prescrever, se necessário.
Por fim, não se trata, portanto, de um “estado de loucura”, mas da busca pelo melhor tratamento que possa contribuir para reabilitação da saúde mental do paciente sem prejuízos maiores para sua vida.
Cesar de Almeida Braga - CRP 06/54.552
Meu Instagram: @cesarbraga.psi
Meu perfil no Terappia: https://www.terappia.com.br/psi/cesar-de-almeida-braga
留言