• Terappia

Psicopatas podem estar mais próximos do que você imagina.


Eles podem estar em qualquer lugar e você não saberá identificá-los, pois a maioria deles exibem características, que à percepção do leigo, podem ser consideradas comuns. Infelizmente estamos nos acostumando com pessoas com características negativas ao nosso redor, principalmente no ambiente empresarial, sobretudo com relação aos chefes, pois estes que acabam por reger a longevidade de um profissional dentro de uma empresa, criando uma relação de dependência. Então, contrariá-los não costuma ser uma boa ideia, e uma ideia pior ainda quando se trata de um psicopata!


Neste artigo você será capaz de identificar as principais características de um psicopata, mas é claro que isso não é suficiente para fazer um diagnóstico preciso, apenas para perceber a necessidade de uma avaliação profissional, que deve ser feita por um psicólogo ou psiquiatra especialista. Vamos usar como exemplo o chefe psicopata, para facilitarmos a compreensão dos nossos leitores.


Uma das características mais marcantes e presentes na personalidade de um psicopata é a incapacidade de ser empático. O psicopata não consegue nutrir sentimentos verdadeiros pelo outro, assim é impossível que este se coloque no lugar de uma outra pessoa e possa experimentar suas sensações. A exemplo do chefe psicopata, este costuma "atropelar" qualquer coisa que envolva os sentimentos de seus subordinados, sem o mínimo de compaixão com o próximo. Ele jamais será solidário com questões pessoais dos seus subordinados, por exemplo, se você tem algum caso de doença na família, nem tente negociar uma folga para resolver problemas, pois ele não irá compreender e ainda te punirá se você faltar ou precisar se ausentar por esse motivo.


Os relacionamentos criados por psicopatas são movidos por mero interesse em algo. Na mente de um psicopata, não haverá qualquer tipo de sentimento envolvido, apenas um objetivo, e este irá fazer qualquer coisa para alcançá-lo, qualquer coisa mesmo! Por isso é muito perigoso ser considerado um obstáculo na vida de um psicopata. Normalmente eles tem uma capacidade de comunicação e articulação excepcionais, mas utilizam mentiras, manipulações, chantagens e complexos métodos de persuasão para atingir suas metas. Vale lembrar que não há o menor sentimento de culpa nisso tudo, por pior que seja o ato que tenha feito, jamais sentirá remorso.


É comum observar crises alternadas de raiva e felicidade, que embora sejam sentimentos, são apenas aparentes, normalmente feitos para amedrontar um subordinado, exibindo sensação de poder pelo terror causado ou apenas para conseguir extrair algo de alguém. O psicopata poderá até mesmo chorar em um velório, e poderá parecer muito verdadeiro, mas o choro ou dor expressada será apenas por ter perdido alguém que lhe favorecia em algo, não pelo sentimento de amizade ou amor.


Seu chefe costuma procurar culpados na sua própria equipe quando algo dá errado? Fique atento, pois não assumir uma culpa é uma das características da psicopatia. Ele não consegue compreender o sentimento de coletividade e de responsabilidade por algo, criando argumentos, às vezes sem o menor fundamento, apenas para transferir a culpa para o outro, e normalmente consegue convencer os demais, prejudicando outras pessoas ao seu redor.


O egocentrismo também faz parte das características de um psicopata. Para eles, o mundo gira em torno de si. É o caso do chefe que não confia em sua equipe e não consegue perceber valor em qualquer trabalho realizado por seus subordinados, geralmente desqualificando ou insultando sua equipe, pois nenhum trabalho entregue está "à altura dele". Os demais poderão entender esse comportamento apenas como uma falta de educação, aliás, essa é outra característica de um psicopata. Se seu chefe nem cumprimenta sua equipe com um "bom dia" ao chegar no trabalho, ou faz de forma forçada, sem nenhuma emoção calorosa no olhar ou no sorriso, isso pode ser mais uma característica da psicopatia, quando associada aos demais comportamentos citados.


Essas são as características mais marcantes no perfil do psicopata, mas existem outras que podem compor a patologia. Muitos deles podem permanecer doentes por toda a vida e jamais buscarem tratamento, pela incapacidade de reconheceram suas características, assim dificultando a busca de uma ajuda profissional.


Comente aqui se você já conheceu alguém com essas características e como foi lidar com ele, seja no trabalho ou na vida pessoal.



Faça terapia!


#terappia #terappiaonline #psicologiaonline #psicopatia #transtornosmentais



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo