Exaltamos exageradamente os feitos individuais e menosprezamos os apoios em volta.
Nossa cultura aparenta estar enviesada, distorcida, desequilibrada, não percebemos e estamos adoecendo solitariamente.
Exaltamos o esforço, a disciplina, a autoconfiança individual de todos que conquistam alguma coisa.
Repetimos à exaustão a importância de acreditarmos em nós mesmos. Distribuímos e compartilhamos a mensagem de que todo mundo pode, tudo é possível, mas estamos cegos para a história completa.
A ideia do herói solitário, do indivíduo com a mente e o corpo forjados pela disciplina solitariamente é repetida em todos os cantos, alimentada e cultuada como algo admirável e exemplar para todos, mas esse sucesso solitário é um mito.
De forma geral, somos formados por uma mistura de confiança e insegurança. Não é genético. É o processo de desenvolvimento emocional no ambiente em que crescemos, mas no mundo atual acontece algo peculiar, recebemos mensagens dizendo que tudo é possível, que podemos sim conseguir tudo e que vamos dar conta!
Mas é sempre algo individual.
Você pode, mas você está só. Você consegue, mas ninguém vai te ajudar, precisa ser você por você mesmo!
O resultado é uma profunda frustração.
Primeiro porque ninguém aprendeu a desenvolver a autoconfiança;
Segundo porque a mudança nunca é solitária. Veja a história da nossa medalhista de ouro no Judô, a Beatriz Souza! Exaltamos a autoconfiança que ela demonstra, mas minimizamos o acolhimento da família dela. Minimizamos ela ter sido treinada pela Sarah, que é uma medalhista de ouro. Ao invés de concluir que ela só conseguiu por causa do apoio da família e da treinadora competente, nós concluímos que apesar da treinadora, se ela não se esforçasse não conseguiria. Colocamos o peso sempre no esforço individual, é aí que está o problema.
Qual problema? Olhe para sua vida, sua carreira e para as pessoas em sua volta no mundo real. A maioria quer ser Beatriz sem Sarah.
Você faz psicoterapia? Você tem um Personal trainer? Você tem pessoas com quem pode falar dos seus sonhos e elas te apoiam emocionalmente? Você segue orientações de quem? A quem você dá autoridade para te dizer as verdades que você precisa ouvir? Você investe dinheiro e tempo em terapia e aprendizado ou acha que é tudo perda de tempo? Pois é, tentamos nos inspirar nos campeões achando que basta desenvolver habilidades sozinhos, sem ajuda. Só queremos ver e reproduzir o esforço solitário dos atletas.
Você não precisa que eu te diga tudo que você precisa fazer individualmente para cuidar da sua saúde, da sua carreira e dos seus relacionamentos. Você vê isso diariamente nas redes sociais. O que você precisa fazer é parar para ouvir é que sozinho é muito mais difícil. Parar com as justificativas e invista em psicoterapia, amizades reais, treinamento de alta qualidade.
Concorda?
Comments