top of page

Saúde mental das minorias sociais

Foto do escritor: Lyssa Cardoso da Silva ResendeLyssa Cardoso da Silva Resende

O que são minorias sociais? Minorias referem-se a grupos de pessoas que têm menor poder político, social ou econômico em comparação com outros grupos dentro de uma sociedade, e que se encontram, de algum modo, marginalizadas, ou seja, excluídas do processo de socialização.


Esses grupos podem ser definidos com base em várias características, como raça, etnia, religião, gênero, orientação sexual, idade, deficiência, entre outras.


As minorias são setores sociais que fogem das diversas normatizações impostas e, por mais contraditório que pareça, elas são a maioria em números absolutos.


Tanto quanto há exclusão social, também há reação a essa exclusão. É nesse sentido que surgem e se inserem os movimentos sociais, importantes ferramentas de luta contra a exclusão e a favor da distribuição do poder entre todas as pessoas.


Esses grupos enfrentam desafios específicos que podem impactar significativamente sua saúde mental e bem estar, como estigma e discriminação, desigualdades sociais, traumas, acesso limitado a serviços de saúde, marginalização, exclusão e isolamento social e violência estrutural.


A psicoterapia é um momento de acolhimento a esses dificuldades.


O apoio comunitário, a conscientização e a promoção da igualdade podem contribuir para melhorar a saúde mental nas populações minoritárias.


Deixo aqui algumas reflexões

 O quanto a luta pela vida e pela garantia de direitos e dignidade é exaustiva emocionalmente?

As minorias teriam qualidade de vida se seus direitos fossem garantidos e sua existência não fosse negada?


Se você faz parte de alguma minoria e enfrenta dificuldades e problemas, entre em contato e agende sua sessão de psicoterapia.


CRP 04/72993





 
 
 

留言


bottom of page