Algumas das falas mais comuns hoje, nas sessões são:
“não consigo organizar minha vida”
“não tenho mais tempo”
“como vou fazer isso? Não tenho tempo”
Falta de Tempo! - Alguma vez você já falou isso nessa última semana, mês, ano?
Soa familiar essa fala para você?
Atualmente, alguns sintomas ansiosos são gerados em função desse posicionamento, a vida em constante mudança, novos desafios, no trabalho, na escola ou faculdade, nos relacionamentos, na capacidade de gestão de tudo isso, gerando um prejuízo psíquico que paralisa a vida, por achar que o tempo não vai ser suficiente para entregar tudo, dar conta etc.
Não ter tempo, ou tê-lo, está associado a maneira como as pessoas olham para suas demandas e entregas, sem olhar o que é mais importante, o tempo para sí mesmo, prioridades, desejos e objetivos. Tudo acaba vinculado ao Ter que: entregar, fazer certo, não errar, dar conta, resolver – caso isso falhe, uma sobrecarga emocional enorme de ansiedade, frustrações, medos e insegurança toma conta dos pensamentos.
Saber quais são as coisas mais importantes dentro da rotina diária, possibilita um olhar mais calmo para entender possíveis problemas e desafios e se realmente os são. Priorizar-se não é fugir de uma responsabilidade para atender uma outra, mas, saber quais os limites eu tenho para executar assertivamente ambas.
Cesar de Almeida Braga - CRP 06/54.552
Meu Instagram: @cesarbraga.psi
Meu perfil no Terappia: https://www.terappia.com.br/psi/cesar-de-almeida-braga
Comments