top of page

UM BONDE DE SINTOMAS CHAMADO DEPRESSÃO.

Foto do escritor: Alexandre FigueiredoAlexandre Figueiredo

Atualizado: 9 de dez. de 2024


A depressão é assunto sério, infelizmente uma grande parte da população considera ¨frescura¨ou falta do que fazer, desdenhando das pessoas que apresentam os sintomas. Segundo li, em uma reportagem, o Brasil está em segundo lugar, mundialmente , o que torna o problema de saúde mental, alarmante. Esquecendo dos não esclarecidos sobre o assunto, vamos lembrar que a DEPRESSÃO é real e deve ser tratada por MÉDICOS E TERAPEUTAS, sendo o melhor caminho para receber ajuda especializada, e se a família e/ou amigos puderem fazer este papel como uma rede de apoio, será muito positivo, já que em algumas situações, que são graves, o depressivo necesssitará desse apoio. São vários os sintomas austeros e só alguém que já teve DEPRESSÃO, sabe o quanto é difícil lidar e conseguir superar a doença psíquica. Podemos falar de alguns sintomas de maneira breve, aqui o objetivo é trazer o assunto na esperança em ter empatia com todos que tem DEPRESSÃO. Podemos inicialmente falar dos tipos de depressão: a DISTIMIA, a DEPRESSÃO PÓS PARTO, TRANSTORNO AFETIVO SAZONAL, TRANSTORNO DEPRESSIVO RECORRENTE, TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR e outros.

A depressão pode atingir crianças, adolescentes, adultos e terceira idade e são muitos os sintomas, as vezes os sintomas surgem de maneira complexa, principalmente quando é muito grave, Um caso de transtorno afetivo bipolar, a pessoa estava com comportamente eufórico, tendo alucinação, se sentindo perseguido, gastando dinheiro e foi internado por trinta dias. Quando entrou na fase depressiva, foi tão forte que tentou o suicídio, não tomava banho, sempre deitado, sentia muita solidão, angústia, se alimentava pouco e foi inda ao psiquiatra e ao terapeuta que conseguiu sair da crise, voltando a vida normal, mas foram seis meses para acontecer a recuperação, um grande sofrimento psíquico. Terá que tomar estabilizador de humor para o restode sua vida.

ANGÚSTIA, ANSIEDADE, ESTRESSE, SONOLÊNCIA, IRRITABILIDADE, SUICÍDIO (caso muito grave) e outros, são alguns dos sintomas da DEPRESSÂO, uma pessoa depressiva pode ter crises de ansiedade e outros sintomas, a DEPRESSÂO pode surgir com variáveis de comportamento. Crianças podem apresentar irritabilidade, ansiedade e pode ser um sintoma de depressão , já os adolescentes costumam apresentar a depressão com a característica do isolamento, baixa autoestima, irritabilidade, sonolência e outros sintomas,

A DEPRESSÂO atinge todas as idades, com poucas diferenças. Os adultos, os idosos, apresentam praticamente os mesmos sintomas, citados acima, quando depressivos trazem caracteríscas como parar de trabalhar, se isolar em casa mas fugindo do convívio dos familiares, sair de casa se torna impossível, a tristeza, a apatia e a desesperança predominam em seus dias, causando prejuízos que deverão ser superados com o auxílio de um tratamento adequado. Não é incomum aparecer a DEPRESSÂO no luto, na separação, na aposentadoria, situações de ¨gatilho¨ para que ELA se instale e desdenvolva os sintomas.

O MÈDICO E O TERAPEUTA devem ser procurados, a chance de superar esse momento depressivo se tornará maior quando ELES estiverem presentes na sua vida, com auxílio da MEDICAMENTOS E TERAPIA. Poderemos falar mais sobre o assunto outras vezes, a biblioteca sobre DEPRESSÃO é vasta e com mais esclarecimentos. Faço atendimento em todo o Brasil, faça contato!

 
 
 

Comments


bottom of page