Orientação Profissional
A influência do trabalho na saúde mental é muitas vezes subestimada. Por causa do trabalho sentimos ansiedade, estresse, raiva, exaustão… quando as coisas vão mal no trabalho, isso afeta outras esferas da vida e vice-versa.
Talvez você tenha sorte e goste do seu trabalho. Mas se você é como a maioria, já deve ter pensado: “Será que eu devia fazer outra coisa?”
Passar todo dia fazendo algo sem sentido e sem oportunidade de conseguir algo melhor pode ser muito angustiante. E de onde virá o tempo e a energia para sair dessa situação, quando já se está exausto e nem se sabe por onde começar?
A Orientação Profissional costuma se direcionar a adolescentes indecisos sobre o que fazer após o ensino médio. Outra atuação importante mas muito negligenciada é esta: o apoio a adultos insatisfeitos com seu trabalho, sem saber o que fazer.
Às vezes pode ser necessário explorar aptidões e interesses por novas áreas de atuação. Às vezes você só precisa de ajuda para pensar, se planejar e definir metas.
É sempre esperado que adultos tenham certeza sobre o que querem fazer e como conseguir. Mas não é fácil decidir sobre o futuro, e ninguém precisa fazer isso sozinho - é para isso que serve a Orientação Profissional.
João Filipe Pavarina Kasahara
CRP:06/173280
Insta: psi_joaofp
Comentarios