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Você sabia que por vezes erroneamente confundem Bipolaridade com Altas Habilidades?




E aí, você já sabia dessas características em comum entre ambos? A confusão entre bipolaridade e altas habilidades (ou superdotação) ocorre principalmente devido a algumas características comportamentais que podem parecer semelhantes superficialmente, mas que têm origens e contextos muito diferentes. Aqui estão algumas razões pelas quais essa confusão pode acontecer:

  1. Oscilações de Humor e Energia: Pessoas com bipolaridade experimentam oscilações de humor significativas, que variam entre episódios de mania (ou hipomania) e depressão. Durante os episódios maníacos, podem apresentar altos níveis de energia, impulsividade e, às vezes, comportamentos criativos. Da mesma forma, crianças e adultos com altas habilidades podem exibir intensas variações de energia e entusiasmo por certos temas ou atividades, o que pode ser mal interpretado como um episódio maníaco.

  2. Impulsividade e Criatividade: A impulsividade e a criatividade são traços comuns em ambos os grupos. No caso do transtorno bipolar, a impulsividade surge como um sintoma clínico durante os episódios maníacos. Para pessoas com altas habilidades, a impulsividade pode ser resultado de uma mente ativa e criativa que busca constantemente novos estímulos e desafios.

  3. Dificuldades com Regras e Estruturas: Indivíduos com bipolaridade e altas habilidades podem apresentar resistência a seguir regras ou estruturas rígidas, mas por motivos diferentes. Na bipolaridade, essa resistência pode ocorrer durante episódios maníacos ou depressivos. Para pessoas com altas habilidades, essa resistência muitas vezes se relaciona com a busca por autonomia, criatividade e pensamento crítico.

  4. Alta Sensibilidade Emocional: Ambos podem apresentar uma alta sensibilidade emocional, mas com origens distintas. A bipolaridade envolve alterações no humor e na regulação emocional. Já pessoas com altas habilidades podem ser intensamente empáticas, sensíveis e emocionalmente reativas, especialmente quando se trata de temas que lhes são importantes.

  5. Dificuldades de Diagnóstico: Nem sempre os profissionais têm o treinamento necessário para diferenciar corretamente essas condições. Diagnosticar altas habilidades pode ser especialmente desafiador, pois as características podem ser confundidas com transtornos de saúde mental. Sem uma avaliação cuidadosa, essas características intensas e complexas podem ser facilmente mal interpretadas.

  6. Mitos e Desinformação: Existe uma falta de compreensão pública sobre o que realmente caracteriza o transtorno bipolar e as altas habilidades. Muitas vezes, a superdotação é erroneamente vista apenas como desempenho acadêmico excepcional, enquanto o transtorno bipolar é estereotipado de maneira simplista.

Por essas razões, é essencial que a avaliação seja feita por profissionais experientes que possam distinguir entre os dois, considerando o contexto e a história completa da pessoa, além de observarem atentamente os padrões de comportamento ao longo do tempo.


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