Você tem muita ansiedade?

A ansiedade é um estado natural de todo ser humano, ligado a expectativa de algo que está para acontecer. Ela faz parte do nosso sistema de proteção e sobrevivência. É um tipo de alerta do nosso sistema emocional que nos ajuda a nos preparamos para algum evento vindouro.

Mas ela pode se tornar um transtorno emocional quando seus efeitos se tornam constantes, ligados a situações irreais e quando geram reações físicas e emocionais mais extremas. Medo, angústia, preocupação extrema, nervosismo, acompanhados muitas vezes de reações físicas como palpitação, suor, sensação de falta de ar, dores de cabeça, insônia, tremores, são alguns dos sintomas de uma crise de ansiedade.

A pessoa ansiosa trava uma luta contra os próprios pensamentos. Frequentemente acredita que as coisas vão dar errado, que não é suficiente, está sempre se preparando para que o pior aconteça e em sua mente sempre são construídos os piores cenários. Nada de concreto aconteceu, mas na mente ansiosa tudo já está dando errado. O importante passo para a pessoa que sofre crises de ansiedade é entender que NEM TODOS OS SEUS PENSAMENTOS SÃO REAIS. Uma importante estratégia é lembrar de todas as situações que deram certo e de como muitas vezes as situações eram contrárias ao que a sua mente imaginava.

A ansiedade também é uma reação de traumas ligados a experiências passadas. A pessoa não quer viver a mesma dor que já viveu. Então algumas situações podem disparar um gatilho de que o pior está novamente para acontecer. São sinais de que existem situações mal resolvidas que precisam ser ressignificadas.

O mais importante é que a pessoa ansiosa tenha paciência com seus dias bons e ruins, entenda que seu sistema emocional é complexo, busque ajuda emocional e saiba que toda cura é um processo. Se você está passando por uma situação assim, lembre: Você é maior que a sua ansiedade e seus medos.

Você vai superar!

superacao #ansiedade #psicologia #terapia #cuidados

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo