top of page

A relação entre corpo e mente...

Olá boa tarde tudo bem com vocês? Vamos falar sobre a relação entre mente e corpo? “Corpo, meu velho companheiro, nós pereceremos juntos....

17 de jan. de 2024

Psicóloga Patrícia Sousa

Terappia Logo

Olá boa tarde tudo bem com vocês? Vamos falar sobre a relação entre mente e corpo?

“Corpo, meu velho companheiro, nós pereceremos juntos.

Como não te amar, forma a quem me assemelho,

se é nos teus braços que abarco o universo”.

(Marguerite Yourcenar)

Estão intimamente relacionados o tempo todo, o corpo influencia nossa mente

Podemos ter diversos sentimentos e pensamentos diante de determinados problemas, e também o contrário; mudanças em determinados aspectos de saúde mental podem influenciar como o organismo reage diante dos desafios da vida.

Já existe uma correlação direta com aspectos psicológicos. Níveis de estresse estão associados a maior incidência de gripes, enxaqueca, asma, gastrite, dores no corpo sem causa aparente, problemas cardiorrespiratório, ganho de peso, processos alérgicos entre outros. Muitas vezes o corpo apresenta manifestações físicas de problemas psíquicos, ele pode dar sinais de que alguma coisa está errada.

Por isso a importância de resgatar a qualidade de vida de maneira integral e darmos importância para o ser humano completo, como deve ser.

A conexão entre corpo e a mente é logo reconhecida em momentos em que nossa respiração e batimentos cardíacos aceleram, quando estamos ansiosos ou amedrontados. O efeito tem causa específica e o mal-estar se afasta, conforme a emoção é superada.

Entretanto, quando falamos em somatizações que causam transtornos à qualidade de vida, a relação é menos óbvia - e mais severa.

A somatização não está ligada a doenças físicas.

A pessoa que experimenta um sintoma psicossomático não é um louco ou um mentiroso!

Suas dores e sofrimentos físicos são sinalizações concretas do corpo, que encontra, nesses meios, uma forma de transbordar emoções negativas. E solicitar cuidados.

Para diagnosticar e tratar a somatização, o primeiro passo é, de fato, buscar ajuda médica e realizar os exames solicitados, com objetivo de excluir patológicas orgânicas.

As causas físicas estejam descartadas, o diagnóstico de somatização é considerado, levando em conta as seguintes situações:

* manifestação de 3 (ou mais) sintomas orgânicos distintos;

* evolução crônica dos mal-estares relatados;

* intensidade de incómodos, incompatíveis com a saúde física atestada pelos exames.

Outro aspecto relevante é a presença de transtornos mentais já diagnosticados. Pessoas com depressão, ansiedade e bipolaridade, por exemplo, são susceptíveis à somatização.

Para que os sintomas sejam atenuados, a saúde emocional deve ser privilegiada. Dessa forma, o encaminhamento para um psicólogo e psiquiatra é fundamental.


“Se não trabalharmos em todos os três níveis — corpo, sentimento, mente — os sintomas de nossa angústia continuarão voltando, à medida que o corpo vai repetindo a história armazenada em suas células até que ela seja finalmente ouvida e compreendida.” — Alice Miller


Você tem passado por algumas situações difíceis e gostaria de um apoio psicológico? Tem sofrido com sintomas relacionados a transtornos psicológicos? Ou gostaria de desenvolver auto conhecimento? Procure ajuda! Cuide de sua saúde mental|!

Psicóloga Patrícia

Insta: @patriciasousapsi

Whatsapp: (24) 981596562

Últimas publicações desse Terappeuta

bottom of page