top of page

Amor e solidão

Buscamos incansavélmente o amor

13 de ago. de 2025

Psicóloga Andreza Fonseca Lima -CRP 11/23449

Autoconhecimento
Terappia Logo

Buscamos sempre sermos o melhor no amor,vivemos a todo instante procurando o amor ideal para nos preencher;Se é sempre valido amar,porque que com o amor ver a dor,a solidão e toda uma decepção ? Eu costumava ler o livro "Eat ,pray and love " de Elizabeth Gilbert .Uma grande escritora que fala sobre sua jornada do amor e pelo mundo ,além de todas pessoas que ela conheceu.Liz em sua grande jornada pelo mundo antes de pública seu livro nos conta sua percepção do amor.

O amor parece está sempre em primeiro lugar de nossas vidas, nossa pecepção humana nos relacionamentos é que sejamos incondicionamente amados . Queremos que nossos parceiros nos cure de feridas nacisicas da infância ,idealizamos um amor perfeito como um conto de fadas. Mas será que não colocamos muitas espectativas no amor ,no outro ? Será que está de inteira responsabilidade do outro ,cura de nossos traumas da infância ?

Alguns dizem que o amor vem com a maturidade ,outros dizem que com o companheirismo,e muitos dizem que o amor é inteiramente benigmo ,que tudo suporta. A verdade é que todos temos defeitos e erros baseados em nossas próprias histórias de vida,nossa personalidade e vários fatores que tornam nós quem somos hoje. E dentro dessa consepção o amor dura até o momento que você consegue tolera o erros do outro sem mudar sua essencia,sua personalidade e que seja incrongruente com você mesmo.

Amar é dar de presente a propria solitude para o outro,é saber se ama ,se respeitar e se compreender para que não fosse o outro realizar a proprias idealizações que talvez não seja justo para com o outro. Todos nós somos um universo por dentro,e as vezes o amor vem disfarçado de ilusão,uma ilusam que buscamos acreditar,para assim,ser mais fácil lidar com nossas angústias do que lidar com o fato de olhamos para dentro de si e lidarmos com nossos traumas interiores.

Então tentar compreender o amor ,seria tentamos compreender a si mesmo e entender que as pessoas com que nos relacionamos não podem por si só curar as feridas pelas quais buscamos ignorar durante nossa vida.

 

Últimas publicações desse Terappeuta

bottom of page