
A IA pode substituir um psicólogo ou terapeuta?
Essa preocupação tem sido levantada pelos profissionais da área da saúde mental devido ao uso indevido dessa ferramenta para substituir a psicoterapia convencional. Como ela pode ser danosa para seu psicológico e emocional?
Primeiramente, uma IA não segue um Conselho de Ética e responsabilidades legais com seu usuário (afinal, não podemos chamá-lo de paciente ou cliente nessa situação). Outro ponto seria a falta de empatia e entendimento humano que um programa ou app de Inteligência Artificial possa oferecer.
Uma IA te dirá exatamente aquilo que você quer ouvir, provavelmente não o que você precisa ouvir, prejudicando o progresso positivo no tratamento psicológico. Você terá constantes validações de seus sentimentos e receber algumas palavras de conforto utilizando esse método e é aí que já não podemos mais dizer que o uso da IA para psicoterapia substitui um profissional da saúde mental de fato. A psicologia humana é amplamente complexa, e o nosso estado emocional e psicológico depende de uma infinidade de variáveis como o nosso passado, medos inconscientes, ambiente atual e cultural, relacionamentos pessoais, entre tantas outras demandas que são únicas em cada um de nós. Um profissional domina a compreensão dessas complexidades e individualidades do ser humano, diferente de uma IA, que opera com base em lógicas e padrões simplificados em excesso ou até mesmo ignora as singularidades emocionais ou psicológicas mais significativas de uma situação específica que o paciente possa precisar no momento.
Um profissional te dará as mesmas validações e empatizar melhor com seus sentimentos do que um “robô” programado por algoritmos para te dizer algumas palavras bonitas e não as necessárias para desafiar em uma melhora emocional e mental em você. Somente um profissional capacitado da Psicologia, Psiquiatria ou Psicanálise pode aplicar as técnicas corretas nessa área.
Além dessas apreensões sobre a IA, também existe a possibilidade de um erro diagnóstico, afinal a IA é programada a adaptar suas respostas de acordo com aquilo que você passa a ela e uma pessoa que precise de uma atenção e um olhar humano, agonizando por qualquer acalento ou resposta, pode aceitar fielmente um erro ou equivoco causado pela inteligência artificial, que falha na entrega de uma escuta humanizada, técnicas e intervenções em situações que coloquem o paciente em perigo e falha também na capacidade de desenvolver vínculo humano e terapêutico. Além da sensação de isolamento e sentimento de dependência por conversar apenas com uma ferramenta virtual, te ausentando de interação e comunicação social, podendo piorar alguns quadros como depressão, solidão e ansiedade.
Entendemos como pode ser desafiador começar a psicoterapia e poder se abrir com um professional, mas sua saúde mental exige um cuidado profissional e humano para que você realmente consiga se libertar das limitações, de seus traumas e desafios. Pode não ser fácil, porém entre o confortável mas danoso ou o desafiador e eficaz, escolha sempre um profissional real para te ajudar em suas questões emocionais e psicológicas.





