
br>Vivenciar um relacionamento disfuncional, tóxico ou abusivo deixa cicatrizes abertas em nosso corpo. Como fogo, elas queimam a cada tentativa de toque, por mais sutil e cuidadoso que seja.Cada encontro em nossa vida, deixa marcas em quem somos.
Somos moldados e constituídos através de nossas relações, independentemente do tempo cronológico vivido. Somos atravessados por essas pessoas, e cada caminho cruzado nos transformam.
O medo e o trauma, resquícios de encontros dolorosos, muitas vezes nos paralisa diante de novas possibilidades. Afinal, fazemos e fugimos de tudo que seja ameaçador para nós. Nos fechamos e criamos um escudo para que ninguém mais possa nos alcançar.
Mas quantas coisas perdemos diante desta defesa? E além disso, como tem sido sustentar o peso dessa armadura?
Viver é estar vulnerável. Viver consiste em continuar, mesmo com as cicatrizes (fechadas e abertas). Dançando, chorando, caindo e levantando. Se abrir a novas possibilidades pode ser assustador e muito difícil, mas também pode ser maravilhoso. Se permitir estar vulnerável diante do outro, alem de tudo, pode te oferecer uma oportunidade de reconstruir sua historia e tudo o que você aprendeu sobre o amor.
Não temos controle sobre as ações do outro, mas temos sobre o que faremos a partir delas. Como reagiremos, se aceitaremos ou não, e o que faremos depois disso, é responsabilidade nossa. Acredito que antes de confiar no outro, precisamos confiar em nós mesmas. Que respeitaremos nossos limites e necessidades, e saberemos a hora de ir embora, caso necessário.
O processo terapêutico vem então como um facilitador para essa construção de um eu fortificado. Um Eu que sente, pulsa, sangra e dança - e é acolhido em cada passo. Nele você tem um espaço seguro e potente para reconhecer os aspectos que te constituem. Nele, você tem espaço para simplesmente ser.
Meu convite fica a você, que procura esse espaço potencializador e acolhedor para ser. Entre em contato e agende sua sessão. Será um prazer fazer parte desta jornada com você.
br>Maria Eduarda Coutinho | Psicóloga Clínicabr>CRPa href="tel:08/45417">08/45417/a>