
A ansiedade pode ser compreendida não como uma falha, mas como um sinal de que algo dentro de você precisa ser ouvido com mais cuidado. A partir da Gestalt-terapia, oferecemos caminhos para retomar o contato com o presente, fortalecendo sua capacidade de lidar com os desafios da vida de forma mais consciente e segura. Com respeito, escuta e sigilo, este conteúdo foi pensado para acolher sua experiência, sem julgamentos, e para lembrar que você não está sozinha(o). Há maneiras de cuidar da sua saúde emocional com leveza, presença e verdade.
COMO VENCER A ANSIEDADE A PARTIR DA GESTALT-TERAPIA
A Gestalt-terapia, uma abordagem humanista, pode oferecer caminhos eficazes para lidar com a ansiedade. Pesquisas científicas recentes, apontam que essa abordagem ajuda o indivíduo a retomar o contato consigo mesmo, ampliar a consciência emocional e enfrentar de forma mais saudável situações do cotidiano.
<strong>Palavras-chave</strong>: Gestalt-terapia; ansiedade; saúde mental; aqui e agora; consciência.
A COMPREENSÃO DA ANSIEDADE:
Na Gestalt-terapia, a ansiedade é vista como um desequilíbrio entre o que a pessoa sente no presente e o que ela teme no futuro. Segundo Francesetti (2019), um dos principais estudiosos da Gestalt contemporânea, a ansiedade é resultado da "quebra do contato com o agora", ou seja, da tentativa de antecipar algo que ainda não aconteceu. Quando ficamos presos em pensamentos sobre o futuro, deixamos de perceber o que está acontecendo conosco no presente.
A Gestalt-terapia propõe que, ao ampliar a consciência do que sentimos, pensamos e fazemos aqui e agora, conseguimos lidar melhor com as situações que nos causam angústia. Como explica Spagnuolo Lobb (2020), é no contato com o presente que se abre espaço para escolhas mais saudáveis e espontâneas.
ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM A ANSIEDADE:
. Consciência e responsabilização:
O primeiro passo é perceber o que está acontecendo dentro de si: quais emoções estão surgindo, quais pensamentos se repetem, o que o corpo está sinalizando. Essa consciência permite que a pessoa em vez de reagir automaticamente ao medo, perceba que pode também escolher
. Trabalho com o corpo e a respiração:
A Gestalt-terapia valoriza o corpo como uma fonte de informação emocional. Em situações de ansiedade, o terapeuta pode convidar o paciente a notar sua respiração, tensão muscular e postura. Essa atenção ajuda a interromper o ciclo automático de ansiedade (Castaño & Francesetti, 2021).
. Técnicas de dramatização e experimentação:
Algumas técnicas como a cadeira vazia, por exemplo, permitem que a pessoa entre em contato com sentimentos não expressos. Isso pode ajudar a reduzir a tensão interna e dar clareza ao que está sendo vivido (Lobb, 2020). A experimentação amplia o campo de possibilidades e favorece o crescimento emocional.
CONSIDERAÇÕES:
Vencer a ansiedade não precisa ser enfrentada sozinho(a). Na terapia, construímos juntos caminhos para que você se sinta mais inteiro(a), presente e dono(a) de si.
Existem caminhos acessíveis e eficazes para esse enfrentamento. Em tempos de incerteza e aceleração, aprender a habitar o presente torna-se uma prática terapêutica e existencial valiosa.
<strong>REFERÊNCIAS</strong>
CASTAÑO, M.; FRANCESETTI, G. Anxiety and Contact: A Field Perspective. Gestalt Review, v. 25, n. 1, p. 5-23, 2021.
FRANCESETTI, G. The Clinical Practice of Gestalt Therapy in the Contemporary Field. British Gestalt Journal, v. 28, n. 2, p. 10–19, 2019.
LOBB, M. S. Clinical Developments in Gestalt Therapy: The Self in Contact. Gestalt Therapy Book Series, v. 8, p. 55-72, 2020.
OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. World Mental Health Report: Transforming Mental Health for All. Geneva: WHO, 2022.